Show de Naná Vasconcelos e Lui Coimbra na Caixa Cultural neste fim de semana.

Divulgação.

Um dos músicos brasileiros mais reconhecidos mundialmente, o percussionista Naná Vasconcelos, em duo com o violoncelista Lui Coimbra, se apresenta no palco da Caixa Cultural Brasília. No repertório, que vai do erudito à música afro-brasileira, os músicos imprimem as tônicas da espontaneidade e da improvisação.

Numa formação pouco comum na música instrumental, a percussão de Naná se junta ao violoncelo de Lui Coimbra. O duo viaja pelas possibilidades de interpretação e nuances propiciadas pela diversidade das cores musicais brasileiras. De Heitor Villa-Lobos com O canto do cisne negro, passando pelo regionalismo de Elomar, os músicos celebram vários dos grandes da MPB e chegam a temas do próprio Lui Coimbra, também cantor e compositor.

Nascido em Recife, Juvenal de Holanda Vasconcelos, o Naná, morou em Paris e Nova Iorque, sempre divulgando a música brasileira. Nos anos 60 aprendeu a tocar praticamente todos os instrumentos de percussão e se especializou em berimbau. Nos anos 70 saiu do Recife para o Rio de Janeiro para tocar com Milton Nascimento. Na mesma década, com o saxofonista argentino Gato Barbieri, excursionou pelos Estados Unidos e Europa, tocando no Festival de Montreux, na Suíça. Foi parceiro de Egberto Gismonti, Pat Metheny, B.B. King, Jean-Luc Ponty, David Byrne e realizou trilhas sonoras de importantes filmes como Procura-se Susan Desesperadamente e Down By Law.

Eleito oito vezes como melhor percussionista do mundo pela revista norte-americana Down Beat, Naná Vasconcelos lançou Trilhas, seu último CD, em 2006, em São Paulo – ano em que completou 50 anos de carreira. Na ocasião, o percussionista ministrou seu workshop orgânico. Nas aberturas do carnaval do Recife, 2007 e 2008, regeu cerca de 600 batuqueiros de maracatu. Recentemente dirigiu o espetáculo Língua Mãe, trazendo 60 crianças de Angola e Portugal para cantarem com outras 60 de Brasília, por ocasião do aniversário da capital federal.

Lui Coimbra é compositor, violoncelista, arranjador, além de se apresentar como cantor em seu primeiro CD solo – Ouro e Sol. Como violoncelista, tem se apresentado ao lado de Ney Matogrosso, Alceu Valença e Zizi Possi.

Serviço: Show de Naná Vasconcelos e Lui Coimbra.

Data: 10 e 11 de julho; Sábado às 18:00 e 20:30. Domingo às 19:00.

Local: Teatro da Caixa Cultural Brasília (SBS, quadra 4).

Ingressos a R$ 20 e R$ 10 (meia).

Classificação Livre.