Chapada dos Veadeiros ganha Festival de Contato Improvisação.

De 4 a 12 de março.

Foto: Luciana Bortoletto.

Silêncio em Contato é o primeiro Festival de Contato Improvisação da Chapada dos Veadeiros (Goiás), que acontece no Novo Portal da Chapada, um santuário ecológico. O projeto tem criação e direção de Camila Vinhas Itavo.

A programação traz oficinas com a própria Camila Vinhas, pesquisadora das Universidades Federal e Estadual de Goiás e os pesquisadores Guto Macedo do Rio de Janeiro, Alexandre Tripiciano, de São Paulo, que juntos formam o Combinado Itinerante de Contato Improvisação e a bailarina e pesquisadora Paula Zacharias, de Buenos Aires.

A primeira edição acontece de 4 a 12 de março e será um verdadeiro retiro sediado à beira das águas sagradas da cachoeira São Bento dentro do Novo Portal da Chapada dos Veadeiros. São 8 dias de mergulho na natureza com toda a logística do Portal da Chapada, este chão abençoado por Sri Prem Baba no Brasil. A proposta é mixar diferentes maneiras de se aprofundar no silêncio através da técnica do contato improvisação que se nutre de outros campos do conhecimento em pesquisas publicadas pela medicina, pela anatomia, pela fisiologia do movimento, pela reestruturação corporal aplicada ao movimento vivenciado, para se colocar como fonte de conhecimento cinético, poético, político, artístico que se vale da improvisação, da criação em conjunto e principalmente da escuta.

A formação dos bailarinos que oferecem oficinas nesta da primeira edição tem conexão direta com a saúde, com o equilíbrio e processos de restauração dos sistemas. É uma combinação específica destas atenções presentes que proporciona aprofundamento na investigação, cada um ser seu próprio instrumento, através desta prática multidisciplinar que é o Contato Improvisação, seguindo na direção do que acontece no encontro com o silêncio.

No pacote está incluído a estadia, em camping com barraca individual. Há possibilidade de algumas estadias em chalés coletivos. E ainda acesso à cachoeira São Bento e seus arredores inesquecíveis, todas as refeições: café da manhã, almoço e jantar, da cozinha vegetariana sensacional da equipe do Awaken Love, além de toda a programação do Festival com 8 horas de atividades diárias.

Informações no site