II Simpósio de Crítica de Poesia abre com show de Oswaldo Montenegro na segunda.

Divulgação.

O II Simpósio de Crítica de Poesia – “Poesia Contemporânea: Olhares e Lugares” tem abertura no dia 8 de novembro (segunda), com a apresentação do espetáculo Brasílias de Luz, em homenagem a Oswaldo Montenegro.

Com realização do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília e apoio do MEC-Capes, Instituto de Letras-UnB e Petry Gráfica e Editora, o espetáculo é uma criação do Grupo de Performance VivoVerso, criado em 2006 e formado por alunos, ex-alunos e professores da UnB.

Brasílias de Luz é um espetáculo teatral-musical, resultado do trabalho de pesquisa de textos poéticos sobre Brasília em seus 50 anos. Os textos e canções que compõem o roteiro contam as relações do sujeito lírico com a cidade, pelo olhar literário e musical, do lirismo, do humor e do prosaico. Com isso, abrem-se os olhos do expectador, mostrando a condição intrínseca ao artista, que produz arte proferida através do tempo e construindo uma representação que mescla filosofia, sociologia, política, religião e arquitetura que nortearam a concepção e criação de Brasília.

O espetáculo, dedicado aos poetas de Brasília e em homenagem ao compositor, músico, cantor, produtor, diretor teatral e poeta Oswaldo Montenegro, cidadão honorário de Brasília, apresenta uma encenação multimídia que une teatro, música e literatura, manifestando o impacto das relações emocionais do artista com o contexto cultural e com o público, estimulando um pensamento cultural presente no imaginário coletivo de todas as idades.

Brasílias de Luz é o reconhecimento da UnB à indiscutível contribuição literária e artística de poetas, novos e renomados, à cultura produzida nestes 50 anos de Brasília. O roteiro do show traz textos e canções destes poetas sobre Brasília, além de trechos de canções e de poemas, escolhidos a dedo, do vasto repertório de Oswaldo Montenegro, o multiartista, cidadão honorário de Brasília, grande homenageado do II Simpósio de Crítica de Poesia.

Oswaldo Montenegro estará presente no show de abertura do II Simpósio e irá autografar o seu mais recente CD Canções de Amor, ao final da apresentação.

Serviço: Brasílias de Luz

Data: 8 de novembro (segunda) às 19 horas.
Local: Auditório do Museu Nacional.
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos.