Siron Franco revela seus segredos em mostra na Caixa Cultural.

    Divulgação.

    Caixa Cultural Brasília apresenta “Siron Franco – Segredos”.  As  19 telas e 5 esculturas – reunidas da última safra do artista – fogem da linguagem descritiva e evidenciam a ambiguidade da paleta do pintor que traz, no uso das múltiplas cores e texturas, a pluralidade de significados e símbolos. Com visitação de 29 de outubro a 28 de novembro, na Galeria Principal, a exposição tem abertura para imprensa e convidados no dia 28, quinta-feira, às 19 horas.

    O segredo da criação se apresenta tanto na idéia que dá origem à produção quanto em tudo aquilo que, na existência do artista, evoca algo misterioso. Siron mira principalmente os segredos que encobrem o Sagrado: o mistério da vida, da criação, da oração e da intuição, tudo isso captado no cotidiano, às vezes absurdo, que o olhar desatento pode designar como algo banal.

    Além da tradicional pintura a óleo, o artista utiliza terra, carvão e ouro trazendo para suas obras, além de suas intrínsecas cores e texturas, o significado simbólico desses materiais. Algumas obras ainda estarão em processo de realização, o que convida o público a fazer um passeio pelo universo criativo do artista, vivenciando a constante procura pela melhor ou mais instigante solução estética.

    O trabalho de Siron sugere pontos de ligação com uma realidade mais ampla, que muitas vezes foge a um olhar disperso e afogado pelo cotidiano, pelo entretenimento ou pelo cansaço natural. Daí, ser sua pintura algo humanizada, provocadora de percepções reveladoras da existência humana frente a coisas e necessidades comuns – a natureza, a preservação das espécies e do meio ambiente, a violência, a ética, a educação e a cultura. Sobre sua obra, o poeta Ferreira Gullar alerta:

    Siron nos convida a olhar a sua pintura como se fosse a primeira vez que vemos uma pintura e é com esse olhar curioso e desarmado que devemos fazê-lo. Certamente teremos um grande impacto e um prazer de idêntica intensidade.

    A série teve início com uma obra de 2001. Na tela recoberta de carvão são colados 17 Cd´s. O que eles contém, é um mistério, mas a composição recria a chave magnética do quarto de hotel em que o artista ficou hospedado na Venezuela. O ouro revela imagens enigmáticas e essa obra, “O Primeiro Segredo”, foi chave de abertura para a exposição abrindo o novo caminho ainda não descoberto.

    Os segredos sugeridos nas telas ganham volume nas esculturas. Um fato autobiográfico é o impulso inicial da obra “Segredo número 21”, uma fogueira produzida em mármore sintético. A escultura, de 250 cm, impressiona pelos detalhes: imagens do repertório popular católico incrustadas em suas vigas horizontais.

    Serviço: Exposição “Siron Franco – Segredos”

    Curadoria: Claudia Ahimsa

    Abertura para convidados e imprensa: 28 de outubro de 2010, às 19h

    Visitação: de 29 de outubro a 28 de novembro de 2010

    Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.

    Local: CAIXA Cultural Brasília – Galeria Principal – SBS, Quadra 4, lote3/4, Brasília – DF

    Telefones de contato: (61) 3206 9450 – administração; (61) 3206 9448 – recepção.

    Agendamento de visitas mediadas:

    (61) 3206-9892, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 21h.

    Acesso para pessoas com necessidades especiais

    Entrada franca
    Classificação indicativa: livre
    Patrocínio: Caixa Econômica Federal