Slow Film – Festival Internacional de Cinema e Alimentação acontece em Pirenópolis de 16 a 19 de setembro.


Açai - farinha - Foto de André Lavenére.

A identidade é o que particulariza uma cultura. Ela é construída a partir de um lugar. É um jeito de estar no mundo, de olhar pra ele. As coisas vistas da perspectiva do rio de nossa aldeia, aludindo aqui aos versos de Fernando Pessoa. Há tempos, o geógrafo Milton Santos alertou para os perigos da globalização: ela poderia banalizar as singularidades. Mas a cultura é organismo vivo e sempre encontra formas de não se deixar amarrar. Tem sido esta a resposta de vários criadores e produtores de diferentes países: afirmar suas diferenças com relação à cultura de massa. É este também o foco de SLOW FILME – Festival Internacional de Cinema e Alimentação.

Ao longo de quatro dias, na cidade de Pirenópolis, Goiás, os espectadores poderão tomar contato com a diversidade humana e cultural em filmes inéditos, de geografias variadas, e que apresentam um ponto em comum: a inspiração nos conceitos do movimento Slow food.

SLOW FILME oferece uma programação de qualidade, feita por quem ama cinema e gastronomia, acompanhada de palestras, degustações e roteiros de visitação a espaços em concordância com os princípios do movimento Slow Food, que prega o retorno à tradição alimentar, à vida simples e em harmonia com a natureza. Um convite à sintonia entre imagens e sabores.

Ao longo da programação, no Cine-Teatro Pireneus, serão exibidos 16 filmes, de países tão diversos quanto Irã, Hungria, Sérvia e Dinamarca. Vários deles premiados no Slow Food on Film, festival pioneiro do gênero, realizado em Bologna, na Itália.

No programa, com curadoria de Sérgio Moriconi, filmes como Terra Madre, de Ermanno Olmi, diretor do premiadíssimo A Árvore dos Tamancos, e a estréia nacional do documentário Ouro Negro da Floresta, de Delvair Montagner, além de animações divertidas (Nos bastidores da fast-food) e imagens de tirar o fôlego (como no português Ainda há pastores?).

Confira a programação:

Mostra de Cinema

Atividades Paralelas

Serviço: Slow Film – Festival Internacional de Cinema e Alimentação

Local: Pirenópolis (GO)

Data: de 16 a 19 de setembro.