Dez artistas retratam microviolências que grupos marginalizados e menosprezados sofrem diariamente.

Até 10 de setembro.

“Opinião”. L U V S.

A exposição Sobre O Sangue está em exibição até 10 de setembro no Museu dos Correios. “Sobre O Sangue” tem curadoria de Arthur Gomes e traz obras de Antônio Obá, Bia Leite, Débora Passos, Gija Poncã, Henrique Matheus, José de Deus, La Conga Rosa, Laura Fraiz-Grijalba, Liana Falcão e LUVS.

Nos veículos de comunicação, depara-se, diariamente, com violências geradas por valores que, até hoje, são reproduzidos pela sociedade. Machismo, racismo, homofobia, transfobia, misoginia, sexismo. E fora da grande mídia, no cotidiano, quantas violências você sofre?

“Erro – a classificação taxonômica não pôde ser efetuada com sucesso. Corpo estranho”. Rafaelly de La Conga Rosa.

Baseando-se na necessidade de ocupar espaços e dar visibilidade a artistas e grupos por vezes marginalizados e menosprezados, a exposição Sobre O Sangue reúne obras de dez artistas com intuito de retratar, através do olhar da curadoria, as violências veladas que sofremos no cotidiano. As obras provocam reflexões, incômodos e inquietações, além de convidar o visitante a refletir sobre a sociedade e sobre o seu papel diante dessas microviolências que o cercam e, por muitas vezes, o atingem. Você. Mulher. Negr@. Gay. Lésbica. Trans. Periféric@.É da inquietação gerada, desse silêncio percebido, que surge a necessidade do grito. “Sobre O Sangue” se apropria do relato, com vivências escritas nas paredes e obras que são desabafos, para potencializar o compartilhamento de experiências, do diálogo e da visibilidade. Convidamos você para gritar, em paredes limpas, o sangue que de nós escorre.

“Bananas”. José de Deus.

Serviço: Exposição “Sobre O Sangue”
Visitação: Até 10 de setembro (de terça à sexta, das 10h às 19h, e sábado, domingo e feriados, das 14h às 18h);
Local: Museu Correios (SCS – Setor Comercial Sul, Qd. 4, Bl A, nº 256)
Classificação indicativa: 16 anos
Entrada franca.