Mostra “Sobresalto” apresenta o Cinema Fantástico e de Terror produzido na Espanha do século XX.

Tren de la Bruja. Divulgação.

Renato Acha

A mostra Sobresalto promete causar arrepios a quem for ao Instituto Cervantes entre os dias 9 e 12 de agosto, pois trata-se de uma viagem pelo Cinema Fantástico e de Terror produzido na Espanha do século XX.

O gênero Fantástico, surgido na literatura, se adaptou com perfeição ao cinema e ganhou nuances que enfatizaram ainda mais a sua riqueza, pois a sétima arte é um veículo perfeito para apresentar narrativas de ficções que transcendam a realidade. O resultado são salas de cinema lotadas por um público ávido por fortes emoções.

Manos. Divulgação.

O Terror integra o Cinema Fantástico e foi celebrizado pelo cineasta Alfred Hitchcock, um mestre que soube aliar recursos como a música acentuada e gradativa e os efeitos de luzes e sombras para causar arrepios aos espectadores.

O cineasta espanhol Nemesio Sobrevilla é conhecido por dirigir filmes que não eram liberados para o público, como “El Sexto Sentido” de 1929, que integra a mostra. O filme seria muito moderno para a época, por isso nunca chegou a ser distribuído. A Nemesio Sobrevilla atribui-se o título de “cineasta maldito”.

El sexto sentido_© Copyright - Álbum Archivo Fotográfico. Divulgação.

Entre curtas e longas, serão ao todo oito filmes exibidos com legendas em português, entre os dias 9 e 12 de agosto, no Espaço Cultural Instituto Cervantes, sempre às 19 horas.

Programação:

Sessão 01

09/08, terça-feira, 19h

Perturbado

Santiago Segura, 1993, 12min

Classificação indicativa: 16 anos

Perturbado conta a história de um psicopata tão obcecado por sexo, que constantemente relaciona tudo o que vê a órgãos e comportamentos sexuais. Certa noite ele explode, matando uma sensual mulher. Esse fato dará início a uma série de tentativas de psiquiatras de curar a sua obsessão.

El sexto sentido

Nemesio Sobrevilla, 1929, 57min.

Classificação indicativa: 16 anos

Carmen está apaixonada por Carlos, um jovem cheio de otimismo, o oposto de seu amigo Leon que é pessimista, teimoso e fala pouco. Seguindo o conselho de Carlos, Leon faz uma visita ao professor Kamus, cuja invenção revela a verdade sobre os seres e coisas. Esta invenção não é nada mais que uma câmera cinematográfica, que o professor apresenta como um sexto sentido. A partir de então, um mal-entendido infeliz coloca o amor de Carlos e Carmen em perigo.

Sessão 02

10/08, quarta-feira, 19h

Manos

Lino Varela, 2001, 16 min.

Classificação indicativa: 13 anos

Possuidor de uma poderosa beleza em sua primeira parte, Manos dá um giro radical em sua segunda metade. Por ele, entramos nas cavernas da mente humana, para descrever sem concessões uma sinistra sala de tortura, onde as mãos que vemos no começo,trabalhadoras, criativas e sensíveis, são humilhadas e pisoteadas por soldados, que o fazem, sabendo que um homem sem mãos perde automaticamente sua liberdade.

La Zona. Divulgação.

La zona

Rodrigo Plá, 2007, 96 min

Classificação indicativa: 13 anos

Alejandro é um adolescente que vive em uma zona residencial fechada, auto-suficiente e com uma forte segurança privada. Tanto sua família, como o resto dos moradores, foi forçada pelo aumento da criminalidade, o medo e a violência, a escolher este lugar como o último reduto de paz. Após uma série de eventos que desestabilizam o pequeno universo, a maioria dos vizinhos desta zona residencial decide fazer justiça com as próprias mãos.

Sessão 03

11/08, quinta-feira, 19h

El tren de la bruja

Koldo Serra, 2003, 19min

Classificação indicativa: 13 anos

Um homem se oferece como cobaia para um experimento que tenta analisar o comportamento humano em condições de extremo terror.

Se ele resistir à experiência, receberá em troca uma grande soma em dinheiro. Mas é possível aterrorizar alguém que sabe de antemão que é tudo uma farsa?

Rec. Divulgação.

Rec

Paco Plaza y Jaume Balagueró, 2007, 75min

Classificação indicativa: 18 anos

Uma repórter e seu cameraman estão fazendo uma reportagem sobre uma unidade do Corpo de Bombeiros com a intenção de retratar a profissão e seus riscos. Mas enquanto os acompanham em uma de suas saídas noturnas, o que parecia ser uma intervenção rotineira de resgate irá se tornar um verdadeiro pesadelo. Presos dentro de um edifício, eles terão que enfrentar um horror desconhecido e letal.

Algo sinistro e maligno que se espalha incontrolavelmente. Tudo o que importa é se esconder para sobreviver, tentando escapar desesperadamente. Vencer o medo, antes que o medo os vença. E continuar gravando, aconteça o que acontecer, até o último momento.

Sessão 04

12/08, sexta-feira, 19h

Brasil

Francisco Javier Gutiérrez, 2001, 18min.

Classificação indicativa: 13 anos

Otto é operário de uma fábrica e descobre a infidelidade de sua mulher. Um dia antes de sua separação irá começar uma vingança.

De Profundis. Divulgação.

De Profundis

Miguelanxo Prado, 2006, 71min.

Classificação indicativa: Livre

Era uma vez uma casa em meio ao mar, uma mulher que esperava seu amado tocando um melancólico violoncelo. Seu amado era um pintor que sempre quis ser marinheiro para navegar entre as águas-vivas, estrelas do mar e peixes de mil cores, como sonhava em seus quadros. Seu fascínio o levou a fazer uma viagem para descobrir a emocionante beleza  e os mistérios do fundo do mar, mas nenhum dos dois sabia se algum dia poderiam se encontrar novamente.

Serviço: Sobressalto: Ciclo de Cinema Fantástico e de Terror

De 09 a 12 de agosto de 2011

Horário: 19 horas

Local: Espaço Cultural Instituto Cervantes (SEPS 707/907, Bloco D – Asa Sul)

Entrada Franca.