Sofia no palco e nas letras.

A dualidade humana é o foco do livro “Sofia quer trocar de Nome”,  de Arnaldo de Castro Costa, e do espetáculo multilinguagem “Sofia ou… Sofia?” com direção artística de Vanessa Pádua e direção teatral de Murilo Grossi.

A primeira obra literária de Arnaldo de Castro Costa será lançada no dia 7 de dezembro, com noite de autógrafos e performance com as bailarinas Vanessa Pádua, Natacha Vaske e participação especial de Guigo Alves. O evento será realizado na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, às 19 horas.

O espetáculo entra em cartaz no sábado (8) e segue com apresentações nos dias 9, 15 e 16 de dezembro. Crianças e jovens são convidados a uma autoreflexão sobre a aceitação das nossas contradições e a convivência harmoniosa dos opostos na construção da felicidade. Um tema adulto porém com uma roupagem leve e acessível.

“Sofia quer trocar de nome”, o livro

Trata-se de um conto destinado especialmente ao público infanto-juvenil e jovem adulto que procura plantar uma semente visando à reflexão sobre as contradições humanas, as diversas facetas do ser – boas e más-, e a possibilidade de integração dos diversos “eus” a partir de um processo de autoconhecimento.

O texto conta a história de duas personagens chamadas Sofia – a primeira, personagem principal de uma revistinha infantil, que vive com simplicidade e autenticidade num reino distante; a segunda, uma personagem que vive no mundo real, estressado e competitivo de hoje e tem um hábito peculiar: reescrever os “finais felizes” dos livros que lê, marcando-os com fortes tintas negativas, entremeando doenças, morte e tristeza.

Porém, a segunda Sofia se sente frustrada e atordoada diante da impossibilidade de reescrever um final para a história de sua xará da ficção, pois a revistinha que contava a história da primeira Sofia teve suas últimas páginas arrancadas e, portanto, não permite à Sofia “real” conhecer um final que possa ser reescrito.

Ademais, apesar de todo o aparente brilho em uma vida, com uma bela carreira, admiradores e um namorado que deixa as amigas com muita inveja, a segunda Sofia não se sente verdadeiramente feliz. Nos momentos de recolhimento, abraçadinha com o travesseiro, percebe que o sentido que está dando à sua vida real não tem sentido para si.

O autor, de forma surpreendente, não escreve um final para nenhuma das personagens – nem para a da Sofia “real”, nem para a da Sofia da ficção. Ao contrário, propõe ao leitor uma fusão para as duas histórias, imaginando um encontro entre as duas personagens e arriscando um possível diálogo entre elas.  Durante o diálogo o leitor vai sutilmente percebendo as semelhanças e contradições entre as duas personagens, ficando cada vez mais evidente se tratar de um diálogo de uma única personagem, um encontro consigo mesma, como  uma autodescoberta.

É no jogo de ficção dentro da ficção que o autor consegue falar de forma leve e sutil sobre questões psicológicas mais profundas: do “bem” e do “mal” que existe em cada um de nós, do lado consciente e do inconsciente e da busca e aceitação das nossas contradições. Uma bela lição acerca da compreensão do nosso lado “sombra”, da sincera busca rumo à felicidade por meio do autoconhecimento.

“Sofia ou… Sofia?”, o espetáculo

Inspirado no livro “Sofia quer trocar de nome”, de Arnaldo de Castro Costa, o espetáculo conta de forma leve e instigante a história de duas personagens chamadas Sofia – a primeira, personagem principal de uma revistinha de história infantil, que vive com simplicidade e autenticidade; a segunda, uma personagem “real” que vive no mundo estressado e competitivo de hoje e, apesar de todo o sucesso aparente, não se sente feliz. A Sofia “real”, que curiosamente se sente incomodada com sua xará da ficção, tem um hábito peculiar: reescrever os “finais felizes” dos livros e histórias que lê, marcando-os com fortes tintas negativas Ela, porém, fica frustrada diante da impossibilidade de reescrever um final para a história da outra Sofia porque a revistinha teve suas últimas páginas arrancadas, o que a impede de conhecer um final que possa ser modificado.

É nesse jogo de ficção dentro da ficção que as duas Sofias se encontram e se fundem dando início a um intrigante diálogo-monólogo. Uma bela metáfora sobre a aceitação de nossas contradições, do nosso lado “luz” e do nosso lado “sombra” e a possibilidade de convivência harmoniosa dos opostos na construção de um ser humano mais integral.

Numa linguagem lúdica o espetáculo convida crianças, jovens e adultos a uma reflexão sobre a própria vida!

Serviço: Lançamento do livro “Sofia quer trocar de nome”

Autor: Arnaldo de Castro Costa

Espaço: Livraria Cultura – Shopping Iguatemi – Brasília

Data: 07 de dezembro – lançamento do livro e conversa com autor

Horário: 19h

 

“Sofia ou… Sofia?”

Espetáculo multilinguagem

Teatro Eva Herz – Shopping Iguatemi

Data: 8, 9, 15 e 16 de dezembro.

Horário: Sábados às 17 e 19 horas e Domingos às 19 horas.

Duração espetáculo: 50 minutos

Livre para todos os públicos ACIMA DE 5 ANOS

Ingressos à venda a partir do dia 26/11, no ingressos.com

A partir do dia 29/11, na bilheteria Livraria Cultura do Iguatemi, de quinta à domingo

R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)