Juarez Machado celebra 70 anos com mostra na Caixa Cultural.

Divulgação.
Divulgação.

A exposição Soixante-Dix, de Juarez Machado está em cartaz na Caixa Cultural até 8 de novembro e celebra os 70 anos do artista, completados em 2011. A mostra conta com 41 obras, entre pinturas a óleos, desenhos, esculturas e trajes que mostram a irreverência e o talento do catarinense.
Juarez Machado 2
Segundo Machado, a Soixante-Dix, cujo nome significa 70 em francês, é uma espécie de culto de amor a ele mesmo, uma brincadeira que acabou se transformando em mostra autobiográfica. “Pintei esta coleção de quadros numa justa homenagem a mim mesmo. Um grande deboche, uma caricatura de um artista de 70 anos ou de um homem de qualquer idade. Afinal sou humano e igual a todos”, justifica.
Juarez Machado 3
Com mais de 50 anos de sólida carreira, o pintor, escultor, desenhista, caricaturista, mímico, designer e cenógrafo mantém ateliês em Paris, Rio de Janeiro e Joinville.Desde muito pequeno costumava desenhar na borda branca das folhas dos jornais com as notícias da Segunda Guerra. Foi chargista dos principais jornais brasileiros, mímico em programas de TV, produziu livros para crianças, trabalhou como professor em escolas de crianças carentes, fez esculturas e ganhou prêmios em várias partes do mundo. A partir de 1978, resolveu se dedicar apenas às artes plásticas. Internacionalizando seu trabalho, passou temporadas em Londres, Nova York e diversas cidades europeias até decidir estabelecer residência fixa em Paris, desde 1985, mas sempre retornando à sua cidade natal, Joinville.
Juarez Machado 4
Serviço: Exposição “Soixante-Dix” de Juarez Machado
Local: Galeria Principal da Caixa Cultural Brasília (SBS, Quadra 4, Lotes 3/4)
Visitação: Até 8 de novembro, de terça a domingo, das 9 às 21 horas
Entrada franca
Classificação Indicativa: Livre.