“Solos Férteis” – Festival Internacional de Teatro Feito por Mulheres abre inscrições para oficinas.

    Já estão abertas as inscrições para os Workshops do SOLOS FÉRTEIS – Festival Internacional de Teatro Feito por Mulheres, que acontece de 17 a 21 de novembro de 2010, em Brasília, com entrada franca em todos os eventos, incluindo os workshops.

    O Festival, que possui a curadoria e direção geral de Luciana Martuchelli, tem foco em monólogos teatrais e solos performances e busca dar espaço e perspectiva crítica da voz de mulheres criadoras na cena teatral mundial.

    Todos os workshops serão gratuitos e ocorrerão simultaneamente das 9h às 12h. As inscrições poderão ser feitas pelo site do Festival www.solosferteis.com.br até o dia 25 de outubro. Ao final das oficinas haverá demonstração dos trabalhos desenvolvidos pelos participantes.

    O Eco do Silêncio com Julia Varley (integrante do Odin Teatret – Dinamarca)

    De 18 a 20/11

    Público-alvo: atores e cantores

    O workshop se concentra na unidade do impulso físico e vocal e da voz cantada e falada, na relação entre texto e ação, tentando reconhecer a voz individual no coro e alcançar a generosidade da voz dada ao espaço.

    Koshi or Notr Koshi. Os pés que pensam e a cabeça que dança’ com Ana Woolf (Argentina)

    De 18 a 20/11

    A oficina se baseia no desenvolvimento de diferentes exercícios físicos e vocais pertencentes a técnicas orientais e ocidentais. A partir do corpo, se buscam conceitos teóricos tais como presença, energia de ação, ação e organicidade. Se busca também explorar diferentes qualidades de energia e aprender de que maneira podemos torná-las funcionais, manipuláveis e disponíveis para o trabalho do ator.  O trabalho proposto falará apenas de espaço e respiração, de ação, de cabeça dançante e de pés disponíveis.

    Meu Corpo-Meu Lar. Para ser, tem que estar’ com Natalia Marcet (Argentina)

    De 18 a 20/11

    Público-alvo: atores, bailarinos, cantores, profissionais de saúde, professores, profissionais de saúde interessados na habilidade, na conscientização do esquema corporal e na ampliação da corporalidade a partir da expressividade.

    A oficina se propõe a desenvolver o corpo a partir do hemisfério direito do cérebro, reestruturar a postura corporal, transformar o peso em energia, estudar a ação física (movimento x ação). O estudo é baseado no Sistema Mildermann (conscientização corporal por meio dos planos baixo, médio baixo, médio alto e alto), na Yoga, na Plástica Grega, no ritmo, nos meridianos de energia e nas dinâmicas corporais.

    Cavalo Marinho e o corpo na cena’ com Tainá Barreto e Lineu Gabriel (Grupo Peleja) (Brasil)

    Dia 18/11

    A oficina propõe uma prática baseada em elementos do cavalo marinho (brincadeira tradicional da Zona Mata Norte de Pernambuco), mesclados a princípios de dança e teatro físico. Serão trabalhados aspectos da pesquisa do Grupo Peleja, apresentando uma possibilidade de incorporação de conhecimentos e conteúdos da cultura popular na criação em artes cênicas.

    Treinamento Dramático dos Objetos’ com Ana Correa (Peru)

    Dias 19 e 20/11

    A oficina trabalhará presença por meio de exercícios com premissas e regras muito concretas, a fim de encontrar um corpo disposto. O trabalho será feito a partir do reconhecimento da coluna vertebral, das articulações, olhos, peso e desequilíbrio, impulso e contraimpulso. Trabalhará também o objeto como prolongação do corpo, valoração múltipla do objeto e sua manipulação, por meio de ações físicas.

    Contato
    solosferteis@gmail.com
    Filipe Lima 61 8402 2696

    Juliana Zancanaro 61 8417 8167