A Rural de Roger traz o som de Pernambuco para Brasília.

Foto: Holanda Júnior. Divulgação.
Foto: Holanda Júnior. Divulgação.

Uma Rural Ford 69 passa por Brasília até domingo (19 de abril) com o projeto Som na Rural. Quem pilota a festa é Roger de Renor, celebrado na letra da música Macó, de Chico Science (“cadê Roger, cadê Roger?”). Para completar o deleite, mais dois patrimônios pernambucanos: dona Lia de Itamaracá e As Filhas de Baracho.Neste sábado (18), às 20 horas, tem Som na Rural com As Filhas de Baracho na Torre de TV. No domingo (19), às 21 horas é a vez do Parque da Cidade (Estacionamento Ana Lídia), com Som na Rural com Lia de Itamaracá. Em todos os dias, haverá uma apresentação-surpresa de uma banda do DF.

A Rural, memória afetiva e histórica do Nordeste e do Brasil, vem para Brasília com expoentes da música pop pernambucana contemporânea e da cultura popular, tocando no chão e interagindo de perto com a população e com músicos locais. Os shows têm entrada franca e acontece conforme programação abaixo:

O Som na Rural é um projeto que estrategicamente utiliza-se de um antigo veículo Ford 69 modelo Rural costumizado, como cenário, estúdio móvel de sonorização e equipamento de intervenção urbana, onde ocorre a série de apresentações de bandas e discussões de temas ligados à cultura, à comunicação e à cidadania. É desenvolvido há cinco anos e ficou conhecido nacionalmente por conta de programa veiculado semanalmente pela TV Brasil, durante dois anos. A partir de outubro de 2013, a Rural ganhou um formato mais independente usando as redes sociais como articuladora e difusora de suas ações.

Com o objetivo de ocupar os espaços urbanos por meio de apresentações artísticas e da música, a Rural passou a circular nos espaços do Recife, praças, margem dos rios, estacionamentos do centro etc, levando uma alternativa de reocupação e humanização da cidade, discutindo, questionando e propondo novas formas de ocupação dos grandes centros de forma prática, poética e universal por meio da música.

A apresentação é de Roger de Renor, comunicador, ator e agitador cultural, é inicialmente conhecido em todo Brasil, por seu envolvimento com o movimento Manguebeat, na década de 1990 por meio de seu bar Soparia, por onde passaram as bandas da dita nova cena musical pernambucana.

Roger de Renor com o Som na Rural. Foto: Roberto Ramos. Divulgação.
Roger de Renor com o Som na Rural. Foto: Roberto Ramos. Divulgação.

Serviço: Som da Rural
Datas: 18 de abril (sábado) – Feira da Torre de TV, às 20 horas – Filhas de Baracho
19 de abril – Estacionamento Ana Lídia, no Parque da Cidade, às 21 horas – Lia de Itamaracá
Acesso livre.