Ato de repúdio contra o racismo no caso “Cláudia” acontece nesta terça.

 somos todas claudias

O ato em repúdio ao racismo e à violência racial no caso “Cláudia” acontece nesta terça (25 de março), às 18 horas, com concentração, às 17 horas, na Praça Zumbi dos Palmares, no Conic. A ação “Somos todas Cláudias”, promovida por grupo de mulheres negras, vai realizar um cortejo fúnebre em direção à plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, no sentido contra fluxo da via. Na escada de acesso à plataforma inferior, as ativistas formarão um corredor com fotos de mulheres e homens negros vítimas da violência racial no Brasil, denominado pelo grupo como “Corredor da violência racial”.

Cláudia Silva Ferreira foi baleada durante uma operação da Polícia Militar, no Morro da Congonha, no Rio de Janeiro. A moradora, que havia saído de casa para ir à padaria, foi atingida com dois tiros e colocada no porta-malas de uma viatura da Polícia Militar. Durante o trajeto ao hospital, o porta-malas abriu e Claudia ficou presa ao compartimento por um pedaço da roupa, sendo arrastada por cerca de 250 metros. As cenas foram exibidas em rede nacional e compartilhadas nas redes sociais, gerando choque e revolta.

Não se trata somente de uma ação simbólica, pois a organização do ato realizará a distribuição de um manifesto escrito e laços de luto pela memória de Cláudia e muitas outras vítimas fatais do racismo no Brasil, na intenção de alertar práticas racistas cotidianas que acontecem nas relações sociais e que são estruturadas pela discriminação racial.

O grupo, que marchará em denúncia ao racismo e à violação dos direitos humanos, neste caso, promovidos pelo Estado, tem como mote a afirmação “Somos todas Claudias” e organiza, ainda, uma ação cultural envolvendo música, expressão religiosa, poesia e caracterizações de origens afrolatinas em homenagem às vítimas.

Serviço: Somos todas Cláudias – Ato em repúdio ao racismo e à violência racial no caso “Claudia”
Data: 25 de março (terça), às 18 horas
Local: Concentração na Praça Zumbi dos Palmares, em frente ao CONIC e marcha em direção à Rodoviária do Plano Piloto pela plataforma superior, no sentido contra fluxo da via.
Evento no facebook: AQUI