Werner Herzog ganha grande mostra.

Wodaabe Pastores do Sol. Fotos: ©Werner Herzog Films. Divulgação.

O cineasta alemão Werner Herzog ganha mostra que lança olha sobre outras facetas de sua produção. Sou o que são meus filmes está em cartaz no CCBB de 20 de novembro a 9 de dezembro, com entrada franca (senhas distribuídas uma hora antes de cada exibição).

A mostra foi dividida em cinco temáticas: Sobre Werner Herzog, Criação e apocalipse, O início e o fim da linguagem, Guerreiro e perpetrador, Decolagem e queda. São vinte filmes, que datam de 1965 a 2010, dentre eles os célebres “Aguirre – a Cólera dos Deuses”, “Nosferatu – o Fantasma da Noite” e “Fitzcarraldo” e os recentes “Além do azul selvagem” (2005) e “O diamante branco” (2004).

A programação traz uma conversa entre a plateia e o cineasta, crítico de cinema e professor Pablo Gonçalo Martins, no dia 29 de novembro, às 20:30, após a exibição do filme “Fé e Moeda”.

La Soufrière.

Programação:

20/11

15h – Sou o que são meus filmes – Parte 1 (Was ich bin sind meine Filme – Teil 1). 1976-1978. 93min.

17h – Sou o que são meus filmes – Parte 2 – 30 anos depois (Was ich bin sind meine Filme – Teil 2).2009/2010. 97min.

19h – Até o Fim… E Além (Bis and Ende…und dann noch weiter), 1988 (60min.) + Werner Herzog – Retrato de um Diretor (Werner Herzog – Filmmacher), 1986 (30 min.). 90min.

21/11

15h30 – Hércules (Herakles), 1962-65 (10min.) + Fata Morgana (Fata Morgana), 1970 (79min.). 89min.

17h30 – La Soufrèri (La Soufréri), 1976 (31min.) + Woodabe – Pastores do Sol (Woodabe – Hirten der Sonne), 1989 (50min.). 81min.

19h30 – Lições da Escuridão (Lektionen in Finsternis). 1992. 55min.

22/11

15h30 – O País do Silêncio e da Escuridão (Land dês Schweigens und der Dunkelheit). 1971. 85min.

17h30 – Últimas Palavras (Letzte Worte), 1967 (13min.) + How much wood would a woodchuck (How much wood would a woodchuck), 1976 (45min.). 58min.

19h – A Pregação de Hui (Huie’s Predigt), 1980 (42min.) + Fé e Moeda (God’s angry man – Glaube und Währung), 1980 (44min.). 86min.

23/11

15h30 – Medidas contra Fanáticos (Massnahmen gegen Fanatiker), 1969 (12min.) + O pequeno Dieter precisa voar (Little Dieter needs to fly – Flucht aus Laos), 1997(80min.). 92min.

17h30 – Ecos de um Império Sombrio (Echos …aus einen Düsteren Reich). 1990. 87min.

19h30 – A Defesa sem Precedentes do forte Deutschkreutz (Die Beispiellose Verteidigung der Festung Deutschkreutz)¸ 1966 (15min.) + Baladas de um pequeno Soldado (Ballade vom Kleinen Soldaten), 1984 (45min.). 60min.

24/11

15h – O grande Êxtase do Entalhador Steiner (Die Grosse Ekstase des Bildschnitzers Steiner), 1973/1974 (47min.) + Gasherbrum – A montanha luminosa (Gasherbrum – Der Leuchtende Berg), 1984 (45min.). 92min.

17h – O Diamante Branco (The white diamond). 2004. 88min.

19h – Além do azul selvagem (The wild blue yonder). 2005. 81min.

25/11

15h – Gesualdo – Morte para cinco Vozes (Gesualdo – Tod für fünf stimmen), 1995 (60min.) + Sinos do Abismo (Glocken aus der Tiefe), 1993 (60min.). 120min.

17h30 – A Roda do Tempo (Rad der Zeit), 2002/2003. 80min.

19h30 – Asas da Esperança (Schwingen der Hoffnung – Julianes Sturz in den Dschungel). 1999. 66min.

27/11

17h – Até o fim… E Além (Bis and Ende…und dann noch weiter). 1988. 60min.

18h20 – Werner Herzog – Retrato de um Diretor (Werner Herzog – Filmmacher). 1986. 30min.

19h10 – Sou o que são meus filmes – Parte 1 (Was ich bin sind meine Filme – Teil 1). 1976-78. 93min.

21h – Sou o que são meus filmes – Parte 2 – 30 anos depois (Was ich bin sind meine Filme – Teil 2). 2009/10. 97min.

28/11

17h – La Soufrèri (La Soufrèri). 1976. 31min.

18h – Lições da Escuridão (Lektionen in Finsternis). 1992. 55min.

19h20 – Fata Morgana (Fata Morgana). 1970. 79min.

21h – Hércules (Herakles), 1962-1965 (10min.) + Woodabe – Pastores do Sol (Woodabe –Hirten der Sonne), 1989 (50min.). 60min.

29/11

17h – How much wood would a woodchuck Chuck (How much wood would a woodchuck Chuck). 1976. 45min.

18h10 – A Pregação de Hui (Huie’s Predigt), 1980 (42min.) + Últimas Palavras (Letzte Worte), 1967 (13min.). 55min.

19h30 – Fé e Moeda (God’s angry man – Glaube und Währung). 1980. 44min.

20h30 – Palestra com Pablo Gonçalo

30/11

17h – Balada de um pequeno Soldado (Ballade vom Kleinen Soldaten,). 1984. 45min.

18h – Medidas contra Fanáticos (Massnahmen gegen Fanatiker), 1969 (12min.) + A Defesa sem Precedentes do Forte Deutschkreutz (Die Beispiellose Verteidigung der Festung Deutschkreutz), 1966 (15min.). 27min.

18h50 – Ecos de um Império Sombrio (Echos …aus einen Düsteren Reich). 1990. 87min.

20h40 – O Pequeno Dieter precisa voar (Little Dieter needs to fly – Flucht aus Laos). 1997. 80min.

1º/12

14h20 – O País do Silêncio e da Escuridão (Land des Schweigens und der Dunkelheit). 1971. 85min.

16h – Além do azul selvagem (The wild blue yonder). 2005. 81min.

17h50 – Gasherbrum – A montanha luminosa (Gasherbrum – Der Leuchtende Berg). 1984. 45min.

19h – O Diamante Branco (The white diamond). 2004. 88min.

21h – O grande Êxtase do Entalhador Steiner (Die Grosse Ekstase dês Bildschnitzers Steiner). 1973/1974. 47min.

02/12

16h – Asas da Esperança (Schwingen der Hoffnung – Julianes Sturz in den Dschungel). 1999. 66min.

17h30 – Gesualdo – Morte para cinco Vozes (Gesualdo – Tod für fünf Stimmen). 1995. 60min.

19h – A Roda do Tempo (Rad der Zeit). 2002/2003. 80min.

21h – Sinos do Abismo (Glocken aus der Tiefe). 1993. 60min.

04/12

17h – Hércules (Herakles), 1962-1965 (10min.) + Últimas Palavras (Letzte Worte), 1967 (13min.). 23min.

17h50 – O grande Êxtase do Entalhador Steiner (Die Grosse Ekstase des Bildschnitzers Steiner), 1973/74 (47min.) + A Defesa sem Precedentes do Forte Deutschkreutz (Die Beispiellose Verteidigung der Festung Deutschkreutz), 1966 (15min.). 62min.

19h20 – Gesualdo – Morte para cinco vozes (Gesualdo – Tod für fünf Stimmen). 1995. 60min.

20h40 – Até o Fim… E Além (Bis and Ende…und dann noch weiter). 1988. 60min.

05/12

17h – La Soufrèri (La Soufréri), 1976 (31min.) + Medidas Contra Fanáticos (Massnahmen gegen Fanatiker), 1969 (12min.). 43min.

18h – Sinos do Abismo (Glocken aus der Tiefe). 1993. 60min.

19h20 – O País do Silêncio e da Escuridão (Land des Schweigens und der Dunkelheit). 1971. 85min.

21h – Além do azul selvagem (The wild blue yonder). 2005. 81min.

06/12

17h – Werner Herzog – Retrato de um Diretor (Werner Herzog – Filmmacher). 1986. 30min.

18h – O Pequeno Dieter precisa voar (Little Dieter needs to fly – Flucht aus Laos). 1997. 80min.

19h50 – How much wood would a woodchuck Chuck (How much wood would a woodchuck Chuck). 1976. 45min.

21h – Fata Morgana (Fata Morgana). 1970. 79min.

07/12

17h – Lições da Escuridão (Lektionen in Finsternis). 1992. 55min.

18h20 – Fé e Moeda (God’s angry man – Glaube und Währung). 1980. 44min.

19h30 – Gasherbrum – A montanha luminosa (Gasherbrum – Der Leuchtende Berg). 1984. 45min.

20h40 – Ecos de um Império Sombrio (Echos …aus einen Düsteren Reich). 1990. 87min.

08/12

15h30 – Woodabe – Pastores do Sol (Woodabe – Hirten der Sonne). 1989. 50min.

16h50 – Sou o que são meus filmes – Parte 1 (Was ich bin sind meine Filme – Teil 1). 1976-78. 93min.

19h – Sou o que são meus filmes – Parte 2 – 30 anos depois (Was ich bin sind meine Filme – Teil 2). 2009/2010. 97min.

2h – A Roda do Tempo (Rad der Zeit). 2002/2003. 80min.

09/12

15h30 – Asas da Esperança (Schwingen der Hoffnung – Julianes Sturz in den Dschungel). 1999. 66min.

17h – O Diamante Branco (The white diamond, 2004). 88min.

18h50 – A Pregação de Hui (Huie’s Predigt). 1980. 42min.

21h – Balada de um pequeno Soldado (Ballade vom Kleinen Soldaten). 1984. 45min.

Sinopses:

SOBRE WERNER HERZOG

 

Sou o que são meus filmes – Parte 1

Direção: Christian Weisenborn, Erwin Keusch, colorido, 93 min., 1976-78.

Um retrato de Werner Herzog em sua fase inicial, que procura, sobretudo, sondar o homem por trás do artista. Ele se nutre da proximidade do entrevistador, proximidade esta que produz instrutivos momentos de perplexidade.

 

Werner Herzog – Retrato de um Diretor

Direção: Werner Herzog, colorido, 30 min., 1986.

Um breve autorretrato de Werner Herzog, em que se mesclam relatos, fragmentos de filmes e pequenas cenas documentais, entre as quais uma visita do diretor à lendária historiadora do cinema e sua grande amiga Lotte Eisner, em Paris.

 

Até o Fim – E Além

Direção: Peter Buchka, 60 min., colorido, 1988.

Um retrato de Werner Herzog elaborado a partir de declarações do diretor e de cenas de seus filmes.

 

Sou o que são meus filmes – Parte 2 – 30 Anos Depois

Direção: Christian Weisenborn, colorido, 97 min., 2009/10.

Christian Weisenborn já havia feito um documentário sobre Herzog em 1976/78. Desta vez, ele visita WernerHerzog em Los Angeles, entrevistando-o minuciosamente sobre seus documentários. Uma entrevista com várias cenas de filmes.

 

CRIAÇÃO E APOCALIPSE

 

Fata Morgana

Direção: Werner Herzog, colorido, 79 min, 1970.

Uma viagem pela África, poética e surreal, como um sonho, fragmentária, por ser destituída de qualquer história, ainda assim amparada em uma coerência interna. Herzog confronta os mitos da criação com imagens da destruição.

 

Hércules.

Direção: Werner Herzog 10 min, p/b, 1962 – 1965

O trabalho de estreia de Herzog busca já a imperceptível transgressão do mero documentário e evoca um tema central de suas obras: o ridículo da revolta titânica.

 

La Soufrière

Direção: Werner Herzog, colorido, 31 min., 1976.

Verão de 1976: há uma ameaça de uma erupção devastadora do vulcão “La Soufrière” na ilha de Guadalupe, Antilhas Francesas. A ilha é evacuada. Werner Herzog e sua equipe de filmagem ficam para filmar a catástrofe – e aguardam a erupção em vão.

 

Lições da Escuridão

Direção: Werner Herzog, colorido, 55 min., 1992.

Pouco antes da segunda Guerra do Golfo, tropas iraquianas incendiaram campos de petróleo e terminais durante sua retirada do Kuait. Herzog e seu cinegrafista tentam registrar o inconcebível, o apocalipse, através de suas imagens.

 

Pastores do sol

Direção: Werner Herzog, colorido, 50 min, 1989.

Tendo como ponto de partida uma festa, que se realiza anualmente, Herzog retrata a tribo nômade dos wodaabe, no sul do Saara. Em momento algum, ele suprime o desconhecido e o irritante em suas observações, enfatizando, assim, a identidade inconfundível da antiga tribo do povo dos fulbes.

 

O INÍCIO E O FIM DA LINGUAGEM

 

Últimas Palavras

Direção: Werner Herzog, p/b, 13 min., 1967.

O cenário é o nordeste da ilha de Creta: a polícia usa de violência para levar um homem da ilha de Spinalonga para a ilha principal. Esse homem, um tocador de lira, se recusa a fazer qualquer declaração sobre suas experiências. As pessoas fazem suas próprias suposições.

 

O país do silêncio e da escuridão

Direção: Werner Herzog, colorido, 85 min., 1971.

Aparentemente este é um documentário sobre surdos-cegos: alguns encontraram refúgio num asilo; outros estão abandonados sem esperança alguma. Num plano mais profundo, o espectador descobre um ensaio fílmico e sensorial sobre a comunicação, que também constitui o momento do devir humano.

 

How much wood would a woodchuck chuck

Direção: Werner Herzog, colorido, 45 min, 1976.

Observações sobre o Campeonato Mundial dos Leiloeiros de Gado, realizado em 1975,

em Fort Collins, no Colorado. Herzog observa a ladainha dos leiloeiros, que o leigo mal entende. Para o diretor, a linguagem deles, cujo som lembra o de um berimbau, tem “algo de assustador e fascinante” e poderia “ser a última poesia lírica imaginável”.

 

A pregação de Huie

Direção: Werner Herzog, colorido, 42 min., 1980.

Bem no centro do Brooklyn, em uma área decadente, o bispo Huie L. Roger prega no “Greater Bible Way Temple“, e encanta os fiéis com sua paixão. Werner Herzog fascina os fieis com sua impetuosidade. WernerHerzog observa o que ocorre de forma bem tranquila e concentrada, abstendo-se de comentar.

 

Fé e moeda

Direção: Werner Herzog, 44 min, colorido, 1980

Há anos, quase que diariamente, o pregador televisivo Dr. Gene Scott se põe diante da câmera pronunciando suas ideias acerca do cristianismo; elas têm como objetivo angariar doações em dinheiro.

GUERREIRO E PERPETRADOR

 

Medidas Contra Fanáticos

Direção: Werner Herzog, colorido, 12 min., 1969.

Algo estranho acontece na pista de corrida de trotes (em Munique-Daglfing). Tipos quase indefiníveis surgem diante da câmera e afirmam que estariam ali exercendo seu dever de proteger os cavalos dos fanáticos. Porém, não é possível identificar uma ameaça em nenhum lugar.

 

A defesa sem Precedentes do Forte Deutschkreutz

Direção: Werner Herzog, p/b, 15 min., 1966.

Quatro jovens invadem uma fortaleza antiga e abandonada e encontram armas, capacetes de aço e uniformes deixados para trás. No início, eles ainda se apropriam dos objetos de forma jocosa, mas a brincadeira ameaça virar algo mais sério. Eles se exercitam, atiram e esperam pelo inimigo, porque “têm que mostrar serviço!“

 

Ecos de um Império Sombrio

Direção: Werner Herzog, colorido, 87 min., 1990.

Uma busca por pistas de Jean-Bédel Bokassa (1921–1996), o ditatorial presidente e posterior imperador da África Central. O ponto de partida é a investigação do jornalista norte-americano Michael Goldsmith, que no passado por pouco escapara da morte em uma prisão de Bokassa.

 

O Pequeno Dieter Precisa Voar

Direção: Werner Herzog, colorido, 80 min., 1997.

Com 18 anos de idade, Dieter Dengler tinha deixado a sua cidade natal na Floresta Negra. Ele fora aos EUA para ser piloto. Após desvios pela Força Aérea, chegou à Marinha americana, ficou estacionado como piloto de caça em um porta-aviões, foi convocado para o Vietnã, abatido sobre o Laos e feito prisioneiro. Após uma fuga aventuresca, chegou à Tailândia, e de volta à sua unidade. Werner Herzog observa o homem em sua casa perto de São Francisco (EUA), vai com ele visitar a velha pátria na Floresta Negra e acompanha-o ao extremo Oriente, onde pede que Dieter Dengler reencene as estações de sua fuga. Um adendo póstumo relata o enterro de Dieter Dengler no cemitério dos soldados de Arlington em 2001.

 

Balada de um Pequeno Soldado

Direção: Werner Herzog, colorido, 45 min., 1984.

Fevereiro de 1984: Em um pedaço de terra distante e de difícil acesso na costa do Atlântico, os índios miskitos lutam contra o exército sandinista. Werner Herzog e o jornalista fotográfico Denis Reichle observam principalmente os soldados-criança nas fileiras dos miskitos.

 

DECOLAGEM E QUEDA

 

Gasherbrum

Direção: Werner Herzog, colorido, 45 min., 1984.

Em junho de 1984, os dois renomados alpinistas Reinhold Messner e Hans Kammerlander fazem uma expedição incomum. Eles querem conquistar em uma única escalada dois picos de mais de 8000m na Serra de Karakorum, que são o Gasherbrum 1 e o Gasherbrum 2, e isso sem equipamento de oxigênio, sem grande bagagem e sem retorno intermediário ao acampamento de base. Herzog acompanha a expedição até o acampamento de base nas geleiras eternas.

 

O grande êxtase do entalhador Steiner

Direção: Werner Herzog, colorido, 47 min., 1973/74

Um retrato incomum do ex-campeão mundial de salto de esqui, Walter Steiner. No centro do filme está a competição de Steiner na Semana Internacional de Salto de Esqui na grande rampa de Planica (Eslovênia) em março de 1974.

 

O diamante branco

Direção: Werner Herzog, colorido, 88 min., 2004

Werner Herzog acompanha o engenheiro aeronáutico Graham Dorrington

(Universidade de Londres) à Guiana. Dorrington havia construído um pequeno dirigível com o objetivo de explorar a flora e a fauna das copas das árvores. Ele testa o dirigível próximo às cataratas de Kaieteur. Para o diretor não se trata de uma exploração na busca de conhecimentos biológicos, mas da observação de pessoas em situações extremas.

 

Além do azul selvagem

Direção: Werner Herzog, colorido, 81 min, 2005.

Um extraterrestre relata sua fuga de um planeta congelado em uma galáxia longínqua; discorre sobre as tentativas de se estabelecer na Terra e por fim revela seu conhecimento secreto, conseguido também pela CIA, acerca de uma viagem em direção oposta. Na busca por um novo habitat, cinco astronautas viajam pelo universo e exploram o planeta abandonado, “além do azul selvagem“. Quando retornam após 820 anos, a Terra está inabitada.

 

OUTROS

 

Gesualdo – Morte para cinco Vozes

Direção: Werner Herzog, colorido, 60 min., 1995

Investigações, conjecturas e fantasias em torno de Carlo Gesualdo di Venosa, príncipe e compositor, que nasceu em Nápoles (ou cercanias) por volta de 1560 e morreu no castelo de Gesualdo, na província de Avellino, em 1963. Do ponto de vista atual, os madrigais de Gesualdo estavam séculos à frente de seu tempo. Concorreu também para sua notoriedade um delito: em 1950 ele assassinou por ciúme sua esposa, Maria d’Avalos e o amante dela. Mais tarde viveu recluso em seu castelo; nessa época, teria composto suas obras mais importantes, sempre confrontado com depressões; consta que se deixava açoitar por criados; de vez em quando acreditava estar sendo perseguido por demônios.

 

Sinos do Abismo

Direção: Werner Herzog Werner Herzog, colorido, 60 min, 1993.

Werner Herzog observa na Sibéria curandeiros que se autodenominam redentores e se fazem passar por sucessores de Cristo, e pessoas que, no distante lago Svetloyar, realizam rituais estranhos e difíceis de explicar.                                                

 

A Roda do Tempo

Direção: Werner Herzog, colorido, 80 min., 2002-03.

Werner Herzog observa festas e rituais budistas em três locais: no lugarejo de Bodh Gaya, no monte tibetano Kailash e na cidade austríaca de Graz. O tema central do filme: a festa da iniciação de Kalachakra.

                

Asas da Esperança

Direção: Werner Herzog, colorido, 65 min., 2000.

Werner Herzog retorna à selva amazônica peruana com Juliane Koepcke, a menina alemã de dezessete anos que foi a única sobrevivente de um acidente de avião em 1971. Eles encontram os destroços do avião e recriam a sua jornada através da selva.

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA PARA TODOS OS FILMES: 14 ANOS

Serviço: Mostra de cinema “Sou o que sou meus filmes”

Data: De 20 de novembro a 9 de dezembro de 2012

Local: Cinema do CCBB (SCES Trecho 2, conjunto 22 – Brasília/DF)
Bilheteria: Terça a domingo, das 9h às 21h

Telefones: (61) 3108-7600

Ingressos: Entrada franca | senhas distribuídas 1h antes do início da sessão
E-mail: ccbbdf@bb.com.br
site: www.bb.com.br/cultura  | www.twitter.com/ccbb_df
O CCBB disponibiliza ônibus gratuito, identificado com a marca do Centro Cultural. O transporte funciona de terça a domingo, saindo do Teatro Nacional a partir das 11h.