Sons revelam Belfast.

5 Places. Ruth Sarc. Divulgação.
Fotos: Divulgação.

Belfast se tornou cenário para a exploração de um grupo de artistas de Portugal e Irlanda que se uniram para desenvolver o projeto Sounds of the City, com obras de arte criadas a partir de características sonoras advindas da memória, de lugares e acontecimentos. O resultado pode ser visto na mostra Sons da Cidade, em cartaz no Espaço Cultural Contemporâneo (ECCO), de 13 de março a 14 de abril.

5 Places. Eddie.

 

Os artistas Aonghus McEvoy (IRL), Matilde Meireles (PRT), Pedro Rebelo (PRT) e Rui Chaves (PRT) criaram um grande projeto artístico-comunitário que faz uso da audição como meio de interação do público com a atmosfera da capital da Irlanda do Norte. Uma inserção no seu dia a dia, que se vê diante de questões como identidade, tensões políticas, segregação do espaço e diferenças religiosas e culturais. Um olhar antropológico e sinestésico que vai da herança industrial à família local.

Postal. 5 Places. Dearbhaile. SARC. expo. Sounds of the City. 10x15. 07.03.13

 

São cinco instalações que adentram a sonoridade local através de duas comunidades que foram selecionadas, moldadas pelas experiências passadas e presentes dos participantes de oficinas (workshops), ao leste e ao norte de Belfast, concentrando seu conteúdo na relação entre o som e a memória, som e lugar e da documentação pessoal auditiva diária.

Ampliação. 5 Places. Gladys. SARC. expo. Sounds of the City. 10x15. 07.03.13

Artistas:

AONGHUS MCEVOY (IRL) -Etnomusicólogo, artista sonoro e músico, e atualmente cursa Doutorado na Queen’s University Belfast. Sua pesquisa concentra-se na experiência auditiva e SCN Quadra 03 Bloco C Loja 05 70713 000 Brasília – DF Tel. 61 33272027 www.eccobrasilia.com.br

seu relacionamento com comportamento e experiência de espaço através do emprego de técnicas extraídas da arte sonora e etnomusicologia.

MATILDE MEIRELES (PRT) – Artista sonoro e seu trabalho explora o cruzamento conceitual e criativo entre artes visuais e som, abrangendo áreas como arte em situ, paisagem sonora e design. Suas obras foram expostas em Portugal, Espanha, Reino Unido e Alemanha. Cursa Doutorado em Arte do Som (Sound Art) no Centro de Pesquisa em Artes Sônicas da Queen’s University Belfast, sob a supervisão de Pedro Rebelo e Paul Stapleton.

PEDRO REBELO (PRT) – Compositor, artista sonoro e músico. Trabalha, principalmente, com música de câmara, improvisação e instalação com novas tecnologias. Em 2002, recebeu o título de Doutor pela Universidade de Edinburgo, Suas composições refletem sua abordagem com relação a design e prática criativa, em compreensão mais ampla da cultura contemporânea e de tecnologias emergentes. É professor catedrático na Queen’s University Belfast e recebeu o prêmio Building Tomorrow’s Belfast do Northern Bank.

RUI CHAVES (PRT) – Artista sonoro e músico, já apresentou em instituições e eventos em diversos países e, em 2012, criou o conjunto sonoro artístico Unlikely Places (Lugares Improváveis) com Diogo Alvim, Eduardo Patrício e Pedro Rebelo, em Belfast, onde faz Doutorado. Sua pesquisa desenvolve a intersecção de som e teoria da performance através de noções de corporificação, quotidiano e identidade. Desenvolve trabalhos em arte de network, gravação de campo e performance em situ.

Palestra:

Será promovida palestra com os artistas Matilde Meireles, Pedro Rebelo e Elyeser Szturm, consultor das atividades pedagógicas da exposição sobre SOUND ART (Arte do Som). O evento dirige-se a artistas, professores, educadores e público em geral. O encontro acontece na quarta-feira dia 13, das 14hs às 17h00, no ECCO. Sugere-se confirmar participação por e-mail ou telefone para garantir vaga.

sons da cidade

Serviço: “Sons da Cidade – Belfast”.
Inscrições e agendamento de visitas: 61.33272027 ramais #20, #25, #30 ou 99642103
Visitação: Até 14 de abril de 2013, aberto de terça a domingo das 9h às 19h
Local: Espaço Cultural Contemporâneo – ECCO (SCN Quadra 3 Lote 5 (ao lado da concessionária JORLAN)

Site: www.eccobrasilia.com.br