Paulo Borges e Irmãos Campana falam sobre a 35ª SPFW.

campana
Fotos: Renato Acha.

Renato Acha e Rodrigo Machado

Desde a criação, o São Paulo Fashion Week promove o diálogo entre diversos experimentos criativos, amplia o imaginário, transforma estereótipos, rompendo com expectativas. Inspiração para qualquer área da criação.

Concebida pelos irmãos e designers Fernando e Humberto Campana, a cenografia e ambientação do prédio da Bienal, sede da 35ª edição do SPFW, tem como conceito central a sustentabilidade, aliando a simplicidade do essencial ao desenho inovador.

SPFW Verão 2013 2014 Foto Renato Acha
O impacto visual é nítido logo na entrada do prédio concebido por Oscar Niemeyer. A sustentabilidade, a simplicidade do essencial e o desenho como valor fundamental foram ingredientes utilizados pelos designers Humberto e Fernando Campana no prédio, fundamento imprescindível para se pensar arte e moda no século 21, em um diálogo entre diversas expressões criativas.

“O SPFW é importante para o Brasil e para São Paulo, para projetar novos talentos e os que já estão consagrados. A Bienal foi onde eu me eduquei como artista. Poder trabalhar em um prédio do Niemeyer foi um desafio. Mas nós tentamos caprichar, pois esta é nossa cidade, nosso palco onde a gente pode fala mais alto”, declarou Humberto Campana.

“Eu sempre imaginei este prédio de uma outra forma, como se fosse um grande vegetal, com a piaçava, como se as colunas fossem diversos coqueiros. Esta chance foi dada pelo SPFW e isto para mim é muito importante. Tudo isto com um senso de sustentabilidade, que é muito importante hoje.”, descreveu Fernando Campana.

Paulo Borges Foto Renato Acha

Paulo Borges, idealizador do SPFW, recebeu a imprensa com simpatia e traçou detalhes sobre esta edição do evento: 

“Moda é inovação, é exatamente romper com as expectativas o tempo todo. Eu sempre falo que é uma edição especial, mas a verdade é que cada momento tem algo especial que marca este lançamento. Agora em 2013, nós temos questões muito especiais. É de fato o ano que iniciamos o processo de mudança no calendário da moda, o que na verdade já deveria ter ocorrido há muito mais tempo, é uma discussão antiga que tem se estendido e que foi decidida em 2011 que seria assim em 2013.

É claro que têm mais razões em torno disto, a Copa das Confederações, a Copa do Mundo, as Olimpíadas. Tudo isto está mexendo e iria mexer de fato com uma estrutura muito grande no Brasil. Iniciamos esta mudança em outubro e novembro, chamando a mudança de data. Cada vez mais claro e mais nítido a necessidade da mudança no calendário.

Hoje a imprensa já coloca muito claramente o que ocorre no mercado e como esta mudança se dá. Ela não é simplesmente uma data que fica mais gostosa para gente fazer o evento, muito pelo contrário, mas é uma data que propicia uma mudança no negócio, um alicerce de estrutura para a mudança de negócio na moda no Brasil.

Com esta data, os designers e as confecções poderão ter um planejamento melhor, produzir melhor, entregar melhor, poder crescer com o planejamento correto. Claro que todo momento de mudança gera um esforço adicional, é um pouco sair da zona do conforto, e no caso da moda SPFW são quase vinte anos até que a gente fizesse esta mudança, que na verdade já era para ter acontecido há uns dez anos.

SPFW Foto Renato Acha

Então este ano é um ano especial, porque ele começa em um ritmo e forma novos e é mais especial ainda, porque com isto a gente estreou esta parceria com os Irmãos Campana, que fizeram um trabalho no prédio da Bienal, aquilo que a gente sempre diz: ‘Será que a gente consegue ver de outra forma?’ Mas sempre olhos novos e olhos criativos conseguem ver de outra forma.

O fato é que criação tem a ver com esta necessidade de rever e de olhar as coisas de uma outra forma. Gostaria de agradecer aos Irmãos Campana, que fizeram tudo com um carinho muito grande, pensaram criaram e recriaram. É quase como uma coleção, que eles foram aprimorando e refinando, com ideias que eles tiveram no decorrer de quase um ano.

A gente vem discutindo esta edição para chegar nesta forma mais apurada e mais simples, mas igualmente muito forte na expressão, no material, na linguagem e na utilidade que este design se aplica ao SPFW e à moda brasileira. Uma casa muito linda, muito bem pensada e criada.

O SPFW mostrando que a moda e a indústria criativa são bens preciosos, que cada vez mais terão um eco em todas as fontes de discurso no Brasil.”