Suvaco da Asa estende percurso no desfile deste sábado.

27 de janeiro.

Foto: Alessandro Mônaco.

O Suvaco da Asa agita o sábado (27 de janeiro) na Funarte, com direito a uma volta na Torre de TV, novidade no trajeto deste ano. Em 2018, o Bloco homenageia a Associação Recreativa Unidos do Cruzeiro (ARUC), a mais vitoriosa das escolas de samba do Distrito Federal e velha parceira do Suvaco. A promessa é de que a festa tenha muito samba, sem deixar de lado os ritmos pernambucanos que são a marca registrada do bloco: do frevo ao maracatu, passando pelo coco, a ciranda, o afoxé e muitos outros.

A brincadeira começa às 9 horas, com as atrações do Suvaquinho, já tradicional bloco voltado para foliões mirins, um espaço no qual quem comanda são as crianças. O Suvaquinho terá como atração principal a banda brasiliense Ventoinha de Canudo, formada por músicos e artistas renomados da cidade, como Dani Neri, Davi Abreu, Gabriela Tunes, George Lacerda, Ivaldo Tarzan, Laércio Pimentel, Maíra Oliveira, Mariana Baeta e Pedro Tupã. Sua instrumentação conta com pífanos e percussão. O grupo pode ser visto e ouvido de longe com seu estandarte brilhante, suas roupas e chapéus coloridos. Tocando músicas alegres e dançantes, o Ventoinha de Canudo contagia e embala pessoas de todas as idades.

Outra novidade da edição de 2018 é a parceria firmada entre o Suvaquinho e o Planetário de Brasília. No dia do bloco, serão realizadas três sessões de filmes e projeções sobre a criação dos planetas e universo, seguido de uma visita guiada no Planetário, especialmente para o público suvaqueiro. As sessões serão as 11:00, 12:00 e 13:00, e os ingressos, gratuitos, serão retirados até 15 minutos antes de cada exibição.

O Suvaquinho terá ainda oficina de maracatu, cortejo com o bloco Percussivo Patubaté, pintura de rosto, brinquedos de vários tipos e muita diversão, para aproveitar a enorme área livre do gramado da Funarte.

A partir das 13 horas começa o momento mais esperado. O Suvaco literalmente bota o bloco na rua com o desfile da Orquestra Popular Marafreboi, que conduz milhares de foliões pelas avenidas do Eixo Monumental, ao som dos clarins de Momo. O desfile termina no palco, onde também se apresentarão outras atrações. A festa termina às 21 horas.

Serviço: Desfile Suvaquinho da Asa
Data: 27 de janeiro (sábado)
Local: Gramado da Funarte
Hora: das 09:00 as 14:00
Atrações:
Banda Ventoinha de Canudo
Grupo Percussivo Patubatê, com Oficinas de Criação de Instrumentos musicais, a partir de lixo reciclável,
sessões no Planetário as 11:00, 12:00 e 13:00 (retirada de ingressos até 15 minutos antes).

Desfile Oficial do Suvaco da Asa
Local: Gramado da Funarte
Hora: das 14:00 as 22:00
Acesso livre
Classificação Indicativa: Livre
Atrações:
Orquestra Popular Marafreboi
Escola de Samba da Aruc
Afoxé Omó Ayó
Bloco Filhos de Zé
DJ Karla Testa
Informações: (61) 98203-7941 e 98353-0015.