Suvaco da Asa ganha novo percurso e shows da Orquestra Marafreboi, Martinha do Coco e Emília Monteiro.

Foto: Agnaldo Azevedo. Divulgação.
Foto: Agnaldo Azevedo. Divulgação.

A Troça Carnavalesca Mista (TCM) Suvaco da Asa celebra seu décimo ano de vida cheia de novidades. A folia pernambucana sai no sábado (23 de janeiro), a partir de 10 horas, e está prevista para se estender até 22 horas. Neste ano, o Suvaco da Asa ganha novo local e vai estrear um novo circuito, na Funarte, no Eixo Monumental. A área foi escolhida por ser mais ampla, ter maior oferta de estacionamento e causar menos impacto ambiental e sonoro nas zonas residenciais do Distrito Federal.

Outra novidade é o percurso, 300 metros mais longo do que o anterior. Após se concentrar no gramado da Funarte, o bloco fará um trajeto de 2,3 quilômetros pelo asfalto do Eixo Monumental, passando pelas proximidades do Estádio Nacional Mané Garrincha, do Parque da Cidade e da Torre de TV, até retornar ao ponto de partida. A programação do Suvaco não se encerra após o desfile. Ao transferir a festa para uma área não residencial, a troça carnavalesca poderá estender a folia. Eis a novidade final: este ano, após o tradicional giro da Orquestra Popular Marafreboi, bandas brasilienses se apresentarão em um palco, montado na concentração do Suvaco.

A partir de 10 horas da manhã, o Suvaquinho abrirá a festa, com apresentações musicais, brinquedos infláveis, pintura de rosto e atividades recreativas. O bloco percussivo Patubatê fará uma oficina de instrumentos musicais a partir de material reciclável com a criançada presente. Realizada na escola Vivendo e Aprendendo, a oficina Vivendo e Batucando, que dissemina os princípios do maracatu, também fará uma participação na ala infantil do bloco. Novidade do Carnaval do ano passado, a Orquestra Camaleônica do Calango Careta mostrará sua performance para garotada, com direito a uma visita do mascote do bloco. Diversos bloquinhos da cidade entrarão na folia matinal.

Às 13 horas, terá início a concentração para o desfile, comandado pela Orquestra Popular Marafreboi, orquestra brasiliense de frevo, maracatu e ritmos regionais, que acompanha o bloco desde 2010. Em seguida, diversas atrações se sucederão no palco: Marafreboi, Martinha do Coco e Emília Monteiro e a Banda Passo Largo completam a maratona suvaqueira deste ano.

Emília Monteiro.  Foto: Agis Júnior. Divulgação.
Emília Monteiro. Foto: Agis Júnior. Divulgação.

Conheça abaixo os artistas que se apresentarão no Suvaco da Asa 2016:

MARAFREBOI – Formada por 17 músicos e cinco bailarinos, a orquestra, que tem no sopro a sua base, é o principal projeto, do Centro Oeste, a resgatar as matrizes musicais da cultura popular. Liderado pelo mastro Fabiano, o grupo já rodou capitais brasileiras para mostrar suas interpretações de frevos, maracatus, sambas, cirandas, xaxados, carimbós, catiras e diversos ritmos.

EMÍLIA MONTEIRO E A BANDA PASSO LARGO – Amapaense de nascença, a cantora criada em Brasília resgata os ritmos amazônicos tradicionais em seu estado e mistura a uma sonoridade paraense. Ela já dividiu palco com grandes nomes da música paraense, como Dona Onete e Lia Sophia e seu disco, Cheia de Graça, foi indicado ao Prêmio da Música Brasileira de 2014 e elogiado por blogs especializados. Nesta apresentação, o ecletismo da cantora encontra a Banda Passo Largo. Composto por guitarra, baixo e bateria, o trio investe em um rock-jazz com pegada brasileira.

MARTINHA DO COCO – Criada em Recife, perto de D.Selma do Coco e Lia de Itamaracá, Martinha ajudou a disseminar a tradição deste gênero musical nordestino no Distrito Federal. Cantora e compositora formada nas ruas e feiras do Distrito Federal, ela sempre buscou inspiração em fatos do seu cotidiano. Considerada Mestre de Cultura, a pernambucana mantém uma troca fértil com outros artistas de cultura popular, mas não tem medo de se aventurar e estabelecer parceria com representantes de diferentes gerações e gêneros musicais.

MUDANÇA DE LOCAL – Quando surgiu, há dez anos, o Suvaco da Asa era um bloquinho de amigos, arrastava foliões saudosos do Carnaval pernambucano. Com o passar dos anos, a comunidade do Cruzeiro/Sudoeste e, posteriormente de todo o Distrito Federal, abraçou o bloco, e a troça carnavalesca tornou-se uma das mais destacadas manifestações de cultura pernambucana fora do estado. Ano passado, a estimativa da Polícia Militar é que mais de 50 mil pessoas passaram pela concentração do Suvaco, e o grande volume de pessoas causou incômodo aos moradores da região. O desconforto relatado por alguns foliões e uma queixa formal registrada no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) levaram o bloco a decidir transferir o desfile para um local mais espaçoso, central e distante de residências.

Orquestra Marafreboi. Foto: Sérgio Morais.
Orquestra Marafreboi. Foto: Sérgio Morais.

Serviço: Suvaco da Asa 2016
Data: 23 de janeiro (sábado)
Local: Funarte (Eixo Monumental)
10h às 13h – Suvaquinho da Asa (bloco infantil com atrações musicais e lúdicas)
14h – Desfile do bloco com a Orquestra Popular Marafreboi
17h às 22h – Apresentações de bandas no palco do Suvaco da Asa
Classificação Indicativa: Livre
Grátis.