Suyan de Mattos na mostra “Caso de Vestido”.

Divulgação
Divulgação

Suyan de Mattos apresenta a exposição “Caso do Vestido” no Café Savana (116 norte), até 31 de janeiro. A artista exibe imagens de vestimentas que envolvem a cultura brasileira, inspirada no culto aos Egunguns, espíritos dos ancestrais, que agem como mediadores entre os vivos e os mortos. O título da mostra foi extraído do poema “Caso do Vestido” de Carlos Drummond de Andrade Andrade.

Os Egunguns se materializam de forma espetacular, com vestes muito ricas e coloridas. O mistério da transformação de seu ser deste mundo num ser do além mundo, de sua convocação e de sua presença no mundo dos vivos, constitui o aspecto mais importante para o culto. Acredita-se, então, que sob as tiras de panos encontram-se um ancestral conhecido ou, se ele não é reconhecível, qualquer elemento associada ao mistério da morte.

caso de vestido 2 de suyan de mattos

Suyan apresenta imagens em que prevalecem o ornamento com flores, bordados, crochês e afins, com tonalidades vermelhas, pretas, negras e roxas que transitam entre dramático e o cênico, o forte e o sombrio.

Esta exposição foi selecionada e participou da Desvenda/Feira de Arte Contemporânea por ocasião da 10ª SPA das Artes, no Museu Murillo La Greca, em Recife, em 2011. A mostra tem entrada franca e classificação indicativa livre.

caso de vestido 3 de suyan de mattos

Serviço: Caso de Vestido, de Suyan de Mattos
Visitação: Até 31 de janeiro, de segunda a domingo, de 11:30 às 22 horas
Local: Café Savana (116 norte)
Entrada Franca
Classificação Indicativa Livre.