A mostra “Altares” de Taigo Meireles chega à Brasília.

Divulgação.
Divulgação.

A exposição Altares, do brasiliense Taigo Meireles chega à capital, depois de passar por São Paulo e Rio de Janeiro. De 27 de maio a 18 de junho, o público pode visitar a mostra na Marcelo Henrique Lima Galeria (112 norte). São 26 pinturas inspiradas em altares barrocos.

Lugares, obras, escolas e movimentos que marcaram a história da arte são retratados pelo artista, que dá seguimento à pesquisa sobre o artista e o seu ofício. Nosso imaginário cultural é povoado de imagens religiosas. Espalhados pelo interior do país, de norte a sul, especialmente no Nordeste e em Minas Gerais, mas também nos interiores mais longínquos, os altares barrocos são inconfundíveis. Igrejas, altares e costumes que chegaram até onde pôde a colonização, marcando e moldando nossos gestos mais cotidianos, determinando nossas crenças mais profundas.

As pinturas que integram a série “Altares” são inspiradas nos altares de igrejas barrocas e trazem algumas questões sobre a presença dessa estética na contemporaneidade. No espaço da pintura, em pinceladas fortes e dramáticas, Taigo materializa seu universo interior. É o mesmo sentimento barroco que busca dar forma às lutas interiores que marcam os sentimentos mais ilustres do homem. Esse passado contextualizado possibilita a relação entre a estética barroca e a cidade contemporânea.

Taigo Meireles encabeça toda uma geração de jovens pintores que surgiu em Brasília na última década. Logo após o ingresso na UnB, em 2002, sua atuação ostensiva em defesa da prática pictórica desencadeou a reativação do ateliê destinado à pintura no departamento de Artes Visuais, quando o mesmo servia apenas como espaço de convivência para o centro acadêmico. Esse ato simbólico estabelecia a partir dali uma retomada da pintura no departamento de artes e consequentemente nos espaços expositivos da cidade. É, sem sombra de dúvida, o pintor mais atuante de sua geração, produzindo e expondo ininterruptamente desde 2004. Em 2005, com a grande exposição coletiva intitulada “Situações Brasília”, organizada pelo Conjunto Cultural da Caixa, consagrou-se como um nome relevante para a pintura brasiliense e confirmou sua presença como jovem pintor no mercado de arte, sendo convidado pelos principais galeristas para compor seus acervos. Desde então tem sido apreciado pelos principais colecionadores que transitam em Brasília.
Altares Taigo Meireles 2
Serviço: Exposição Altares – Pinturas de Taigo Meireles
Local: Marcelo Henrique Lima Galeria (CLN 112 – Bloco D – Sala 205 – Asa Norte)
Abertura: 26 de maio de 2015, às 19 horas
Visitação: De 27 de maio a 18 de junho
Segunda a sexta, das 13 às 19 horas; e sábado, das 14 às 18 horas
Entrada Franca
Agendamentos de outros horários podem ser combinados pelos telefones: 8177.1876 e 3547.2820.