Teatro Negro de Praga promove espetáculo com técnicas de luz negra, mímica e dança.

8 de fevereiro.

Divulgação.

A companhia de Teatro Negro de Praga, do renomado diretor Jiří Srnec, volta ao Brasil depois de 20 anos da última turnê. Em 2019, o grupo traz para cinco cidades brasileiras, incluindo a capital do país, Antologia – O Melhor do Teatro Negro. No palco, a mesma magia que encantou mais de cinco milhões de espectadores, em 68 países. Em Brasília, a única apresentação acontecerá no dia 8 de fevereiro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

O Teatro Negro tradicional tem suas origens na China, onde as comédias eram apresentadas na forma de telas de projeção à luz de velas. Já a partir dos anos 50, o Teatro Negro se modernizou com o uso de novas tecnologias multimídia (projeção cinematográfica, som, iluminação, luz negra) combinando teatro tradicional com mímica, dança e circo. Em meio a essa modernização, o Teatro Negro se tornou popular na Tchecoslováquia através do trabalho de Jiří Srnec, que assinou espetáculos populares como o “Circo Encantado da Lanterna Mágica”, encenado mais de seis mil sob sua direção.

O teatro da luz negra, inovação importante desta técnica, foi criado pelo fundador e diretor artístico da companhia Jiří Srnec. Baseando-se na exploração criativa de um truque simples, o chamado “armário negro”, os atores manipulam adereços. Vestidos de preto, não podem ser vistos contra o fundo preto do ponto de vista dos espectadores. Como resultado, os adereços e todos os outros objetos acabam ganhando “vida própria”.

“Antologia – O melhor do Teatro Negro” é uma retrospectiva das melhores cenas dos mais de 50 anos da Companhia de Teatro Negro de Jiri Srnec. A apresentação não verbal retorna aos primórdios do estilo teatral, explorando o humor e valorizando as qualidades da natureza humana. O Teatro Negro conduz o público a uma viagem pela magia, emoção, imaginação e sonho por meio da dança e da habilidade do teatro de luz negra.

Antologia – O original Teatro Negro de Praga
8 de fevereiro (sexta) às 21:00 – Abertura dos portões: 21:00
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Auditório Planalto
Classificação: Livre
Ingressos (Valores de meia-entrada):
Setor Especial – R$ 90,00
Setor VIP – R$ 110,00
*Valores referentes à meia entrada e sujeito à alteração sem prévio aviso.
Meia-entrada: estudantes, idosos acima de 60 anos, professores da rede pública e funcionários públicos.
Vendas online