Dia do índio é celebrado em mostra coletiva de artistas de várias etnias no Memorial dos Povos Indígenas

Rosina Angina (povo Kamayurá) - Foto: terresindigenes.blogspot.com

Hoje é comemorado o watch dia do índio e a exposição coletiva  орифлейм каталог одежды Terra Indígenas entra em cartaz no Memorial dos Povos Indígenas, de 19 a 26 de abril de 2010 com entrada franca.  A mostra é um projeto cultural, educativo e humanitário que promove a reflexão dos povos indígenas do Brasil, patrimônio imaterial e preservação do planeta.

Atualmente existem segundo a Funai 227 povos indígenas no Brasil. A idéia que deu origem a esta coletiva nasceu em 2005 como uma performance de Cláudia Camposs durante a “Nuit Blanche” em Paris, no ano cultural do Brasil na França.

Andréa barbour (povo Karitiana) - Foto: terresindigenes.blogspot.com

Desde então este projeto transformou-se e teve a participação de aproximadamente 30 pessoas, sendo exposto 3 vezes na França: na Universidade Sorbonne (2008), nas cidades de Neauphle le Chateau (2008) e em Sable-sur-Sarthe. Será a primeira vez que esta exposição será acolhida no Brasil. E possivelmente seguirá sendo mostrada na França e/ou outros destinos.

O projeto propõe que cada participante crie um trabalho artístico inspirado num povo indígena que será sugerido por Cláudia Camposs, curadora desta exposição.

“Índios com o estilingue” de Cesare Pergola (povo Guarani-Mbya) – Foto: terresindigenes.blogspot.com

O objetivo principal é poder sensibilizar os participantes deste projeto e o grande público sobre os diferentes povos indígenas existentes no Brasil e a complexidade da vida em que eles estão inseridos atualmente. Os trabalhos poderão ter diferentes meios de expressão, mas que sejam de simples montagem.

A intenção é contar com um participante para cada etnia indígena.

Serviço – Terra Indígenas (exposição coletiva)

Local: Memorial dos Povos Indígenas (Eixo Monumental, Praça do Buriti, em frente ao Memorial JK)

Abertura dia 19 de abril às 18:30.

Data: 19 de abril a 30 de junho de 2010.

Horário de visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.

Mais informações: 3344-1155 ou 3344-1154.