Neste domingo tem Terreirada com Filhos de Dona Maria e Povo Indígena Fulni-ô (PE).

23 de abril.

Fulni-ô. Foto: Renato Acha.

A Terreirada com deste domingo (23 de abril) traz os Filhos de Dona Maria e o Povo Indígena Fulni-ô (PE). Esta edição traz os cantos e danças tradicionais do povo indígena Fulni-ô Tapuya. Vindos do município de Águas Belas, PE, o povo Fulni-ô é conhecido por ser o único do nordeste brasileiro que mantém viva a língua mãe, o ia-tê.

Na Terreirada, teremos o privilégio de vivenciar duas importantes tradições musicais que fazem parte do cotidiano Fulni-ô: a Cafurna e o Samba de Coco. Ambas são marcadas pelo encontro de vozes afinadíssimas, pelo maracá (instrumento tradicional) e acompanhadas pelas suas respecitivas danças. Nas cafurnas as danças representam as aves de sua região. No Samba de Coco a pisada é ritimada e dançada em círculo.

O artesanto também é uma tradição muito presente na cultura Fulni-ô. A palha da palma é perfeitamente trançada e transformada em bolsas, esteiras, cestos, chapéus e abanos. Flechas, bordunas, pulseiras, colares e brincos também são produzidos pelas mãos habilidosas dos indígenas.

Em Brasília, há registros de ocupação de diversos povos indígenas desde a construção da cidade. Hoje, o povo Fulni-ô, luta para manter sua terra tradicional, o Santuário dos Pajés. A área vem sendo ameaçada e reduzida pela especulação imobiliária que levanta o novo bairro chamado Noroeste. Saiba mais:

https://vimeo.com/89417647

Lojas itinerantes de moda afro:
Barravento Ateliê
Mercado Étnico

Pra comer:
Casa de Mainha – comidas de Terreiro
Animal Tropical – laricas boas e baratas

Serviço: Terreirada com Filhos de Dona Maria e Povo Indígena Fulni-ô (PE)
Data: 23 de abril (domingo) às 16 horas
Entrada: Até 20 horas – R$ 20,00
Após às 20 horas – R$ 25,00
Local: Circulo Operário do Cruzeiro (SRE/S Áreas Especial 09, Cruzeiro Velho (ao lado da Administração do Cruzeiro)
Informações: (61) 98211-6556