Thiago Pethit fala sobre música, moda e a parceria com Jackson Araújo.

Foto: Marco Chaparro e Rafael Rocha. Divulgação.

Renato Acha

Thiago Pethit aterrisa em Brasília nesta segunda (19) para apresentar um pocket show para convidados durante o desfile ParkFashion Trends na abertura do ParkFashion Connection no Espaço Gourmet do ParkShopping.

O cantor e compositor tem uma estreita relação com a moda. Pethit é formado em artes cênicas e sempre soube da importância da construção de personagens no palco, por meio de expressões e do uso correto de looks que se integrem à mensagem que deseja transmitir, em uma fusão bem sucedida com seu repertório.

Suas composições provocam um deslocamento no tempo e espaço. A atmosfera retrô, com referências que vão do burlesco ao vaudeville, nos transporta para antigos cabarés e Sallons Bar’s em uma doce viagem pelo passado com ares de contemporaneidade.  Os sons que ouve e cria vão de encontro à proposta da E-Magalog, uma revista eletrônica de moda, tendência, comportamento e multimídia.

O tema da segunda edição é Decorativismo Pop e apresenta influências das texturas e silhuetas decorativas dos anos 20 e das Artes Déco e Nouveau. São editorias de moda, ensaios conceituais e experiências interativas, como o fashionvideo “Hotel” estrelado pela top Michelli Provensi e a mixtape preparada por Thiago Pethit, em um diálogo visual e sonoro com as tendências desta estação.

O artista conversou com o Acha Brasília com exclusividade e abordou sua relação com a moda, a escolha das músicas para a mixtape, sua parceria com Jackson Araújo, diretor criativo do premiado álbum Berlim, Texas, curador do ParkFashion Connection e da revista E-Magalog.

Thiago Pethit. Foto: Leandro Ribeiro. Divulgação.

Acha – A sua relação com moda é perceptível pela maneira como você se veste. Fale sobre esta relação entre a moda e sua música.

Thiago Pethit – “Vejo a moda como uma extensão da personalidade de um indivíduo. E por isso ela serve também como uma extensão visual do meu trabalho e da minha personalidade enquanto artista e figura pública. A moda acaba sendo uma aliada do meu trabalho, ajudando a construir ambientes, contextos e atmosferas que façam o público embarcar junto comigo, rumo ao meu imaginário criativo. É como uma brincadeira teatral ou cinematográfica, de construir personagens que narrem àquelas canções. Neste sentido, escolher um pequeno detalhe que complete um visual para o palco, seja um cinto, um sapato ou a maneira como arrumo meu cabelo, é tão importante quanto a escolha de instrumento ou pequeno arranjo que escolho para alguma música. Tudo é linguagem e tudo será lido para completar a imaginação do público ou ouvinte.”

Acha – Como foi a escolha das músicas que compõem a mixtape da E-Magalog?

Thiago Pethit – “Tentei escolher músicas tivessem uma atmosfera ‘burlesca ’ou ‘cabarezistica’ sem que isso estivesse necessariamente associado a um tempo da história, dos anos 30 ou do contexto de algum país. São músicas que caberiam num show vaudeville de qualquer lugar do mundo e em qualquer tempo.”

Acha – Jackson Araújo fez a direção criativa de Berlim, Texas. Como funciona essa parceria do bem?

Thiago Pethit – “O Jackson é uma pessoa maravilhosa. E não digo isso apenas pelo carinho que tenho por ele, mas porque ele tem uma cabeça ‘maluca’ e extremamente generosa, de uma inteligência e intuição agudíssimas, com mil ideias constantemente em ebulição, como se fosse uma bomba relógio, pronta para estourar ao primeiro sinal de uma possibilidade criativa acontecer. Nosso primeiro contato foi há muitos anos atrás, quando eu ainda era ator e apenas brincava com alguns ‘poemas sonoros’ soltos pela internet. Depois, nos encontramos algumas vezes após o lançamento do meu EP e sem muito esforço, estávamos trocando informações sobre um mundo de coisas. A parceria foi uma maneira de oficializar essa troca criativa. Eu digo algo, ele completa e assim vai até que a página em branco está toda preenchida. Como um aguçador de sentidos ou um complementador de informações. Além de ser uma pessoa muito divertida. Eu adoro estar na companhia dele.”

Acha – Como estão os preparativos para um novo disco?

Thiago Pethit – “Olha, isso ainda é segredo! Mas posso dizer que estou em fase de pré-produção e que vou aproveitar este encontro com o Jackson em Brasília, pra quem sabe, trocar algumas boas informações. rs.”

Thiago Pethit. Foto: Ricardo Michelli. Divulgação.

Serviço: ParkFashion Connection

Data: De 19 a 23 de março de 2012

Local: ParkShopping (SAI/SO Área 6580 CCCV)

Informações: http://www.parkshopping.com.br/