Todos os Sons – Gafieira em Concerto, Pé de Cerrado e Escalandrum.

Daniel Pipi Piazzola. Divulgação.

Renato Acha

O projeto Todos os Sons volta ao CCBB neste domingo (22 de maio) a partir das 17 horas com os grupos brasilienses Gafieira em Concerto e Pé de Cerrado e o argentino Escalandrum, que funde jazz e o novo tango criado por Astor Piazzola e se apresenta na cidade pela primeira vez, com entrada franca.

O Gafieira em Concerto recria gafieiras de renome do passado em uma leitura contemporânea em um repertório que inclui Noel Rosa, Adoniran Barbosa, Ary Barroso, Chiquinha Gonzaga, Ataulfo Alves entre outros. A apresentação também composições próprias e de compositores contemporâneos, como Nelson Cavaquinho, Eduardo Neves, Djavan e Jorge Aragão. A energia do samba se funde com o naipe de metais em estilo jazzístico mediados por uma cantora popular e um casal de dançarinos que encantam com o samba de gafieira. O grupo é formado por Nelsinho Serra (cavaco e arranjos), Thiago Fernandes (clarineta e saxofone), Carlos Cárdenas (saxofone tenor), Westonny Rodrigues (trompete), Felipe Pessoa (violão 7 cordas), Junior Viegas (percussão), Gabriel Carneiro (percussão) e Anna Christina (voz).

Pé de Cerrado mistura diversos ritmos populares como coco, maracatu, baião, frevo, xote, chorinho, samba, dança, teatro, circo, cantos indígenas e brincadeiras típicas do folclore brasileiro em um caldeirão que encanta um público de todas as idades com a cara do Brasil. O Pé do Cerrado é formado por Pablo Ravi (sanfona e voz), Rafael Black (zabumba e bateria), Bruno Berê (violão, percussão, voz e flautas), Fernando Fernandes (baixo e percussão), Pablo Fagundes (gaita, flauta transversal e voz) e Bruno Ribeiro (violão, percussão e voz).

Escalandrum é um sexteto de jazz que já possui mais de 10 anos de estrada e foi criado e é liderado pelo neto de Astor Piazzola, Daniel Pipi Piazzola, que é um dos melhores bateristas do jazz contemporâneo. O repertório que vem à Brasília apresenta algumas das maiores composições do mestre Astor Piazolla com arranjos diferenciados, como os clássicos Adiós Noniño e Fuga nº 9.  Buenos Aires Hora Zero ganhou uma introdução com ruídos e cacofonias tipicamente urbanas e Libertango, traz o solo jazzy do sax alto de Damián Fogiel. O Escalandrum é formado por Daniel “Pipi” Piazzolla (bateria), Nicolas Guerschberg (piano), Mariano Sivori (baixo), Gustavo Musso (sax alto e soprano), Damián Fogiel (sax tenor), Martin Pantyrer (sax barítono e clarinete baixo).

Serviço: Todos os Sons

Data: 22 de maio (domingo) a partir de 17 horas

Local: CCBB (Setor de Clubes Sul, Trecho 2, Lote 22)

Entrada Franca

Informações: (61) 3310. 7087.