British Council oferece bolsa para desenvolvimento de profissionais de organizações de música clássica em Londres.

transform
Estão abertas até o dia 15 de julho de 2014 inscrições para bolsas do programa Transform Orchestra Leadership, do British Council. A bolsa é voltada para profissionais em meio de carreira que trabalhem em organizações em meio de carreira que trabalhem como gestores em organizações como orquestras, ensembles, casas de concerto, conservatórios e universidades de música.

Os cinco profissionais selecionados terão orientação profissional e visitarão o Reino Unido para conhecimento geral do setor, participação da Conferência da ABO – Association of British Orchestras em Newcastle e farão estágio de trabalho com duração de até 3 semanas em instituição parceira no Reino Unido. Antes da viagem, participarão de sessões e conversas online (coaching) com profissionais renomados do setor britânico, a fim de estabelecer áreas prioritárias de estudo e estabelecer programas customizados de experiência profissional.

“O objetivo do programa é estimular o diálogo entre orquestras, conjuntos, agências e líderes culturais do Brasil e do Reino Unido, compartilhando melhores práticas, desafios e questões do setor e promovendo relações de longa duração,” diz Luiz Coradazzi, Diretor de Artes do British Council. “Para isso, o Transform Orchestra Leadership desenvolve ações de capacitação profissional e troca de conhecimento entre profissionais brasileiros e britânicos.”

Em abril deste ano, como parte do programa, o British Council e a ABO, com apoio da Secretaria de Cultura de Minas Gerais e da Orquestra Filarmônica de Minais Gerais, realizaram em Belo Horizonte a conferência MultiOrquestra: Talento, Gestão e Impacto, que reuniu mais de 150 profissionais do setor orquestral do Brasil e do Reino Unido e foi apontada como um marco histórico do setor orquestral brasileiro. “Ficou evidente a necessidade de maior integração entre as instituições brasileiras, e o tema de capacitação profissional surgiu em todos os debates como uma prioridade.”, aponta Coradazzi.

Os candidatos à bolsa deverão possuir entre 2 e 5 anos de experiência gerencial em uma ou mais organizações, liderança e excelente habilidade em comunicação, motivação para desenvolvimento próprio e de outros e, finalmente, fluência em língua inglesa. Serão oferecidas duas bolsas completas, duas bolsas parciais e uma vaga para um candidato que custeie suas despesas.

Transform é o programa do British Council de cooperação cultural e artística entre o Brasil e o Reino Unido, que acontece entre 2012 e 2016. O programa conecta produtores, artistas e organizações de artes do Brasil e Reino Unido em projetos que promovem a capacitação de profissionais de cultura, oportunidades para novos talentos, impacto econômico, transformação social e relações de longo prazo, trazendo benefícios mútuos. www.transform.com.br

Serviço: Inscrições e regulamento em www.transform.com.br
Até 15 de julho de 2014.

Fonte: Assessoria de Imprensa – British Council.