A mostra “Transversalidades – qualidade do olhar” apresenta fotografias na Artefato Café Galeria.

Tatiana Terra.

A exposição Tranversalidades – Qualidade do Olhar é um convite à imaginação. É apresentada uma seleção de trabalhos fotográficos de profissionais que atuam no amplo campo da visualidade. São imagens que demonstram observação, pesquisa, experimentação e conhecimento de obras visuais modernas e contemporâneas em suas construções, sendo a dedicação ao estudo e ao processo criativo a característica que une os profissionais da mostra.

Todos os integrantes da exposição realizaram, em diferentes momentos, o Curso de Especialização em Artes Visuais – Cultura e Criação, oferecido pelo SENAC/DF, instituição que apoia o evento. Fazem parte da mostra fotografias de Akimi Watanabe, Alexandra Caetano, Daniel Mira, Fábio Popinigis, Léo Sodré, Magno Sousa e Silva, Marcelo Moreno, Vanessa Marques e Tatiana Terra.

Daniel Mira.

Daniel Mira e o olhar além da imagem

Numa busca quase insana pela poesia visual, Daniel Mira não se define pelo suporte ou estilo. Os olhares podem percorrer detalhes em micro e macro das cores e texturas. Suas imagens propõem ir além da fotografia, pintura ou instalação.

Nesse contexto, o artista plástico brasiliense compõe profundidade das imagens, com a permissão de viver e vivenciar o trabalho artístico. Nos meandros possíveis, Mira evidencia o poder poético, através das ferramentas fotográficas, computacionais e fineart. Em suas obras, a leitura exposta é definida como a tentativa “de enxergar Deus em todas as coisas”.

Mesmo na dimensionalidade da era digital, Daniel Mira cria a imagem como evidência do poder poético que nos contorna. O ato de viver através da imagem é o ato sublime que eleva o homem na dimensão de sua alma, explana o artista.

Marcelo Moreno.

Marcelo Moreno é fotógrafo em Brasília, cidade-musa de suas experimentações, desde os processos iniciais de aprendizagem na Escola Brasiliense de Fotografia, Marcelo Moreno tem ampliado suas visões estéticas trabalhando também com desenho e pintura. Com estudos de pós-graduação em Artes Visuais, experimentar tem sido o desafio. Aos poucos tem descoberto um universo de possibilidades e habilidades que o convidam a se aprofundar na dinâmica da produção artística

A partir da releitura da fotografia de Maureen Bisilliat, fotógrafa inglesa, naturalizada brasileira, Marcelo Moreno produziu a série Anjos. Subvertendo o modelo usado por Bisilliat, troca a pureza de um menino-anjo pela maturidade de um anjo adulto e explora a temática aproveitando o contrate de luz e a fotografia em preto e branco encontrados no trabalho que inspirou essa série. Um novo olhar sobre a imagem e, por que não, uma nova interpretação.

Akimi Watanabe.

Akimi Watanabe é artista brasiliense, fotográfa, designer e bibliotecária de formação com pós-graduação em Artes Visuais: cultura e criação pelo Senac-DF. Fez várias exposições de pintura e fotografia.Participou do Fotoarte 2005. Em 2011, apresentou desenhos em nanquim no Espaço Chatô do Correio Braziliense e no Aeporto Internacional Juscelino Kubistchek.

Tatiana Terra é artista plástica Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela UnB (2006) e Docência do Ensino Superior pela FacSenac (2008), graduada em Artes Plásticas pela UnB (1997). Dividiu ateliê com alguns artistas da cidade e participou de exposições com pinturas, gravuras e projetos de instalações públicas. Instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – DF (Senac/DF) em cursos na parte de História da Arte e Práticas Artísticas em instituições públicas. Experiência na área de artes, designer gráfico, turismo e produção cultural.

Serviço: Tranversalidades
Local: Artefato Café Galeria (CLN 114 Bloco A loja 10)

Abertura 1º de junho de 2012 – 18h

Exposição de 02/06 a 17/06

Telefone:             (61) 3041-7690      

Email: 
artefatocafe@gmail.com
artefatocafe.contatos@gmail.com
artefatogaleria.arte@gmail.com