Hoje tem premiação do Troféu Palmares e show “Mães D´Água – Yeyê Omó Ejá” com as cantoras Alaíde Costa, Daúde, Luciana Mello, Margareth Menezes, Mart´nália, Paula Lima e Rosa Marya Colin.

O Troféu Palmares foi instituído em 2008, para homenagear personalidades brasileiras, por seu trabalho em defesa da sociedade. No primeiro ano de realização, receberam a estatueta a atriz Zezé Mota, a Yalorixá Mãe Stella de Oxóssi e o ministro da Cultura, Juca Ferreira. No ano passado, os agraciados foram Mãe Beata de Iemanjá, Esther Grossi e Haroldo Costa.

As personalidades são escolhidas pela contribuição ao exercício do respeito à diversidade e à cidadania, com especial atenção à causa afro-brasileira. Um diferencial dessa terceira edição do Troféu é a ênfase na questão de gênero: somente mulheres concorrem ao prêmio, que será entregue na noite do dia 20, durante as comemorações do 22º aniversário da Fundação.

As personalidades femininas que receberão o Troféu Palmares, este ano, foram escolhidas em votação aberta, iniciada no último dia 06 de agosto, pela Internet, prosseguiu até o dia 15. As três homenageadas foram escolhidas entre as 15 mulheres selecionadas a partir de uma ampla consulta, envolvendo todo o quadro funcional da Fundação Cultural Palmares – servidores, funcionários e terceirizados.

As indicadas:

1. Campo religioso
IRMÃ ESTELITA
MÃE CARMEM
MÃE MENINAZINHA D´ OXUM
MÃE NEIDE OYÁ D´ OXUM
MÃE RAILDA

2. Campo cultural
CHICA XAVIER
ELISA LUCINDA
D. IVONE LARA
LIA DE ITAMARACÁ
SELMA DO COCO

3. Campo social
ALAÍDE DO FEIJÃO
JUREMA WERNECK
LUISLINDA VALOIS
SUELI CARNEIRO
VILMA REIS

Serviço: Troféu Palmares.
Data: 20 de agosto
Horário: 20h30
Local: Teatro Cláudio Santoro (Nacional)
Ingressos: Distribuição gratuita, na bilheteria do teatro, nos dias 19 e 20, das 14h às 18h, ou até que os ingressos disponíveis sejam esgotados.

O concerto Mães D´Água Yeyê Omó Ejá leva ao palco do Teatro Nacional de Brasília o cancioneiro nacional, de Dorival Caymmi a Lenine, passando por compositores consagrados da musica popular brasileira, para retratar as sete qualidades de Yemanjá, que são:

1. YEMOYO – Mulher de Oxalá, e que protege os filhos com suas sete anáguas;
2. OGUNTÉ – Guerreira, vive no encontro da água com as pedras;
3. YEWA – Vive no meio do oceano, no lugar onde as sete correntes oceânicas encontram-se. É frequentemente confundida, em algumas lendas, com Yemanjá;
4. ASSABÁ – Representa as profundezas do mar e está sempre fi ando algodão;
5. YAMASSÊ – Mãe de Xangô, vive nas espumas do mar;
6. OLOSSÁ – Vive na água doce, é feminina e vaidosa;
7. YASESSU – Ligada à gestação, é voluntariosa e respeitável. Vive em águas agitadas e sujas;

Estas sete qualidades serão apresentadas no show, a partir de dois blocos temáticos compostos por canções que saúdam a rainha das águas, arranjos musicais e “climas” visuais (luz, figurino, vídeo). O primeiro explorará Yemanjá – a iyebá, o mito, a mulher; o segundo, o mar, a casa de Yemanjá, a importância da água e da sustentabilidade, compondo um painel do cancioneiro popular brasileiro sobre a rainha das águas.

As intérpretes farão apresentações solo e em duetos, mas, no final, cantarão juntas.

A estética visual do show estará apoiada por recurso audiovisual, intercalando os blocos temáticos e exibindo imagens representativas e simbólicas ligadas a Yemanjá: cores, festa, flores, oferendas, rituais… além de exibir trechos de entrevista com a mãe de santo/filha de Yemanjá, que falará sobre as características da iyebá e de seus filhos.

FICHA TÉCNICA
Cantoras convidadas:

Alaíde Costa
Daúde
Luciana Mello
Margareth Menezes
Mart´nália
Paula Lima
Rosa Marya Colin
Diretor Artístico: Fábio Espírito Santo
Maestro: Ângelo Rafael Fonseca

Serviço: show “Mães D´Água – Yeyê Omó Ejá”
Data: 20 de agosto
Horário: 21h
Local: Teatro Cláudio Santoro (Nacional)
Ingressos: Distribuição gratuita na bilheteria do teatro, nos dias 19 e 20, das 14h às 18h, ou até que os ingressos disponíveis sejam esgotados.