Estão abertas as inscrições abertas para o projeto Tubo de Ensaios – Fronteiras.

Foto: Giba. Divulgação.

Renato Acha

O projeto Tubo de Ensaios já é uma tradição na capital quando se fala de um grande evento de performance art e o acontecimento ganha abrangência nacional, ao completar sua décima edição em 2011. A Universidade de Brasília (UnB) vai ter suas Alas Sul e Norte transformadas em uma grande galeria a céu aberto com a instalação do evento que ganha o tema Fronteiras nos dias 1º e 2 de outubro.

“A ideia do Tubo de Ensaios é ser uma ponte que leve o aprendizado e que promova o debate e a reflexão nos novos artistas e também nos ‘veteranos’ a respeito dos cenários diversos possibilitados por meio de arte”, conta Magno Assis, chefe do Serviço Artístico e Cultural da DEA e idealizador do projeto artístico, que é realizado há dez anos pela Diretoria de Esporte, Arte e Cultura do Decanato de Assuntos Comunitários (DEA-DAC).

O evento surgiu com o objetivo de agregar a instituição de ensino mais um espaço para a experimentação transdisciplinar, além da pesquisa e produção de conhecimento, nas Artes Cênicas, tendo como guia a linguagem da performance.

O tema Fronteiras norteará as atividades do projeto, cuja edição nacional possibilitará o intercâmbio e a troca de conhecimento entre jovens artistas da cidade de Brasília (DF), alunos de artes e áreas afins da UnB e de outras Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), com isso promovendo a circulação da produção cultural universitária. Outra novidade é o auxílio financeiro, no valor de R$ 800,00, para a execução de 30 trabalhos.

Foto: Gustav Liliequist. Divulgação.

Semana Preparatória – Ou “pré-tubo” é a oportunidade que a coordenação do Tubo de Ensaios realiza a cada edição anual, com o intuito de orientar, promover discussões, debates e intercâmbios entre os participantes. O repertório inclui mostras de vídeos, oficinas, palestras e mesas com especialistas da UnB. Neste ano, a semana, contou com a presença da professora Sônia Paiva e da Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ), o professor, Ronald Teixera ganhador da Triga de Outro, na Quadrienal de Praga 2011 e artistas, entre os convidados.

Nesses 10 anos de atividade a iniciativa artística influenciou na formação de grupos de teatro da cidade, entre eles, o Teatro do Concreto e a Cia Andaime, os membros deste último, estiveram em cinco edições do evento. O Tubo de Ensaios – Fronteiras terá transmissão online pelo endereço www.tubodeensaiosunb.blospot.com

A ajuda de custo para os escolhidos para a execução de projeto é de R$ 800,00 e as inscrições de projetos artísticos vão até o dia 23 de setembro. Serão selecionados 30 trabalhos. Inscreva-se aqui.