Começou no último dia 26 a décima edição do projeto Tubo de Ensaios da Universidade de Brasília (UnB). Criado por Magno Assis, a ideia é que leigos nas artes cênicas possam aprender sobre atuação em cenários diversos por meio de oficinas e performance. Assis é ex-aluno e gerente artístico e cultural da Diretoria de Esportes, Arte e Cultura (Dea) da Universidade. Ele defende que o evento favorece outros caminhos para o teatro da cidade. “Grupos que contribuíram com o Tubo de Ensaio desenvolveram uma metodologia própria a partir do experimento”, afirma.
Um destes grupos é a Cia Andaime, que já participou do evento e agora organiza a oficina Curto-Circuito. A produtora da companhia, Patrícia Del Rey participou de cinco edições do Tubo de Ensaios. Hoje, a companhia realiza o projeto Serpentes Que Fumam, que ela define como “um projeto de intervenção urbana, uma miscelânea de conceitos, que consistem em criar uma ação cênica e ir para o espaço. Muitas vezes essa ação não é ensaiada”. Neste ano, a companhia esteve em espaços como a Torre de TV, cartórios e realizou um churrasco no buraco do tatu.
Entre as referências para experimentação estão as técnicas de Augusto Boal. “Todas as nossas intervenções não têm autorização legal, a gente trabalha muito com teatro de invasão. Isso está muito ligado ao Teatro do Invisível”, explica.
Para preparar o espetáculo final, os inscritos no Tubo de Ensaios participaram de oficinas que envolvem desde criação da personagem ao figurino e trilha sonora. A preparação foi orientada por artistas de companhias de teatro e professores da Universidade, como Conrado Silva, do departamento de Música, e Luisa Gunther, do departamento de Artes Plásticas, com aulas que aconteceram entre os dias 26 de julho a 15 de agosto.
O resultado do estudo pode ser visto nos dias 21 e 22 de agosto na Ala Sul do Instituto Central de Ciências (ICC-Sul), do Campus Darcy Ribeiro. Maria Garcia, da Diretoria de Esportes e Artes garante: “A gente sempre atua em espaços não convencionais de arte, sem ser em galeria ou teatro. Tivemos vários eventos que ocorreram no minhocão, no subterrâneo, no mezanino”. Maria Garcia ressalta também a importância de se realizar o evento dentro da universidade “Estamos em um ambiente do estudo e também da experimentação, do laboratório, não laboratório de química, mas de artes”.
Foram 109 inscritos para sete oficinas. Os participantes variam entre alunos da UnB de diversos cursos (Medicina, História, Engenharia Eletrônica), servidores, vestibulandos e alunos da escola pública. Todas as oficinas são gratuitas e o evento tem o apoio do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) da UnB.
Serviço: Tubo de Ensaios 2010 – Brasílias – Projeto Experimental da Arte e Performance
Data: 21 de agosto às 21 horas e 22 de agosto às 20 horas.
Local: UnB – Entrada do ICC Sul. (Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte)
Entrada Franca
Informações: http://tubodeensaiosunb.blogspot.com/