O espetáculo “Deus ou o Diabo para o jagunço Riobaldo” e o olhar filosófico de Guimarães Rosa.

Foto: Marta Leandro. Divulgação.

O espetáculo “Deus ou o Diabo para o jagunço Riobaldo”, do grupo mineiro “Tudo Era Uma Vez” chega à Brasília para duas sessões no dia 18 de agosto, no Teatro Sesc Garagem, às 19h e às 21h, ambas com entrada franca.

A montagem se forma por meio de fragmentos, histórias e reflexões do livro “Grande Sertão: Veredas” e foca nos posicionamentos filosóficos que giram em torno da obra de Guimarães Rosa. O velho sertanejo Riobaldo conta sua vida de jagunço, revê seu passado e pensa no presente, de maneira existencial, ao refletir sobre o Bem e o Mal, Deus e o Diabo, enfim, sobre o próprio sentido do existir.

“Deus ou o Diabo para o jagunço Riobaldo” é narrado pelas fundadoras do “Tudo Era Uma Vez”, Dôra Guimarães e Elisa Almeida, junto a três contadores jovens, ex-integrantes do Grupo Miguilim (ver sobre o grupo abaixo em “Tudo Era Uma Vez”): Tiago Goulart, Luana Figueiredo e Virgínia de Castro.

Divididos em quatro grupos que formam uma encruzilhada, os espectadores ouvem no prólogo pequenas histórias que preparam o terreno para as indagações maiores. A encenação, dirigida por Cida Falabella, valoriza o perfil singular dos narradores, sem deixar que o personagem tome conta da cena. A ideia é preservar o espaço para o pensamento e para o escutar.

A trilha sonora foi composta especialmente para o espetáculo por Maurílio Rocha, que também a executa ao vivo durante a narração. Já os figurinos dos contadores trazem a assinatura do estilista Ronaldo Fraga.

“Deus ou o Diabo para o jagunço Riobaldo” é a quarta incursão do “Tudo Era Uma Vez” no universo de Guimarães Rosa e a terceira sob direção de Cida Falabella. Sob a batuta da diretora, Dôra Guimarães e Elisa Almeida já levaram para o universo da narração as histórias “Riobaldiadorim – encontros no sertão”, em 1998; e “Mula-Marmela – histórias de mulheres em Guimarães Rosa”, em 2000. “Diadorim, no sirgo fio dessas recordações”, de 2004, teve direção Marily da Cunha Bezerra.

Foto: Marta Leandro. Divulgação.

Serviço: “Deus ou o Diabo para o jagunço Riobaldo”, com o grupo de narração de histórias “Tudo Era Uma Vez”

Data: 18 de agosto de 2012

Local: Teatro Sesc Garagem

Endereço: W4 Sul, Qd. 713/913, Bl “F”

Telefone: 3445-4415

Horário: 19h e 21h

Classificação indicativa: 14 anos

Entrada franca, com retirada de senhas na bilheteria do teatro com uma hora de antecedência.