Cinco perguntas para Tulipa Ruiz.

Foto: Samuel Esteves.
Tulipa Ruiz é uma avis rara da música brasileira, lançou o disco Efêmera em maio de 2010 e já conquistou elogios merecidos, foi escolhido o melhor de 2010 pela revista Rolling Stones e muito bem cotado em diversas outras publicações e sites especializados.

Independente da crítica, Tulipa é uma grande figura que deve levar a música brasileira para o mundo como um estandarte cravejado de gemas preciosas, pura magia que renova a cena na nova década.

Suas composições tem elementos que vão da tropicália à vanguarda paulistana com um olhar atual, doce, romântico e essencialmente delicioso de ouvir. A música está no DNA e sua família, originalmente de músicos, integra a banda. O pai é Luiz Chagas, guitarrista que tocou na Banda Isca de Polícia, de Itamar Assumpção. Seu irmão, Gustavo Ruiz integra várias bandas e toca violão magistralmente. Tulipa compõe, canta e cria uma atmosfera sinestésica onde os sons têm cheiro e cor.

Seu primeiro show em Brasília acontece no projeto Sai da Rede no CCBB, no sábado (22 de janeiro) às 21 horas. A sessão está esgotada com apresentação extra às 19 horas.

Enquanto isto leia o bate papo com Tulipa Ruiz, que criou um desenho intitulado Da próxima vez que eu flor à Brasília eu trago uma flor do cerrado pra você. Uma flor que canta e desenha um buquê para os brasilienses.

Da próxima vez que eu flor à Brasília eu trago uma flor do cerrado pra você. Desenho de Tulipa Ruiz. Divulgação.

Ouça Tulipa Ruiz

Siga no Twitter

Acha – “Efêmera” é a cara de Tulipa Ruiz? Artista visual e cantora com nome de flor.

Tulipa – É um disco que celebra todas as minhas referências, relações musicais, parcerias, vazios e alegrias. E por ser artista visual e ter nome de flor, consegui brincar com desenhos no encarte do disco. Barato total.

Acha – Quais os planos para 2011?

Tulipa – Temos algumas coisas fechadas, como Rock in Rio, Abril Pro Rock e lançamento na Europa.  A idéia é levar Efêmera cada vez mais para lugares novos.

Acha – Como você relaciona música e internet?

Tulipa – Vejo a internet como um lugar de propagação da música. Lancei disco depois de ter passeado muito no universo virtual. Postei conteúdos, divulguei shows, conheci pessoas e sons. Considero a internet uma aliada da música.

Acha – Que sons tem ouvido?

Tulipa – Rafael Castro (www.myspace.com/sabesp) e O Terno (www.myspace.com/oterno).

Acha – O que prepara para a apresentação em Brasília?

Tulipa –  Será a minha primeira vez em Brasília! Tenho amigas da adolescência que são daí  e estarão na show. E elas nunca me viram cantar! Faremos o show com as músicas do disco e também com algumas coisas frescas, que não foram gravadas.