Moitará – Programa de Trocas Culturais convida o cineasta Nilson Tuwe Huni Kuin para a série “Cosmovisões Ameríndias”.

29 de setembro.

Foto: Jason Rosario.
Foto: Jason Rosario. Divulgação.

O Moitará – Programa de Trocas Culturais segue a série de conferências Cosmovisões Ameríndias nesta quinta (29 de setembro), às 19 horas, no Memorial dos Povos Indígenas, com entrada franca. O convidado desta edição é Nilson Tuwe Huni Kuin, da terra indígena Kaxinawá do Rio Humaitá, na fronteira do Brasil com Peru. Ele é agente agroflorestal e cineasta. Seu primeiro documentário é intitulado “Nós e os Brabos”.

Sinopse de “Nós e os Brabos”: Alguns povos indígenas vivem voluntariamente isolados até os dias de hoje na fronteira entre o Brasil e o Peru, no Estado do Acre. Trata-se de uma das últimas populações isoladas do planeta Terra.

O avanço da exploração madeireira, da mineração, da prospecção de petróleo e gás, e a presença do narcotráfico obrigam estes povos a se descolarem do Peru para o Brasil em busca de refúgio. A presença dos “brabos”, como são chamados na região,provocam conflitos com as populações indígenas que possuem seus territórios reconhecidos do lado brasileiro da fronteira e com as comunidades ribeirinhas vizinhas.

Notícias dos Brabos é um projeto documentário do cineasta Nilson Tuwe, do povo Huni Kuin. Nilson vive na terra indígena do Rio Humaitá, onde existe a presença de um destes grupos de isolados. Empenhado na busca de soluções para protegê-los, sua abordagem sensível tem sido capaz de problematizar e transmitir a visão dos índios sobre os “parentes brabos”.

Serviço: Moitará – Programa de Trocas Culturais – Série Cosmovisões Ameríndias, com Nilson Tuwe Huni Kuin
Data: 29 de setembro (quinta) às 19 horas
Local: Memorial dos Povos Indígenas (Eixo Monumental Oeste, Praça do Buriti, diante do Memorial JK)
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre
Informações: (61) 3344-1154 e 3342-1156
Facebook