Pontão de Cultura, Convivência e Paz – TV Supren.

O programa Pontão de Cultura, Convivência e Paz – TV Supren tem lançamento hoje (16 de fevereiro), às 20 horas pela ONG União Planetária (UP).

O programa visa identificar e divulgar pontos de cultura que estejam desenvolvendo projetos de convivência e paz no Distrito Federal, para inspirar e incentivar novas práticas na comunidade. Proporcionar oficinas de audiovisual para 150 jovens inseridos nestes pontos.

“Por meio do incentivo do projeto do Ministério da Cultura – Cultura Viva, estamos estruturando programas de TV e vídeo aulas para despertar nas pessoas a vontade de praticar o bem – nós podemos. Este é o nosso lema, o nosso projeto maior”, explica Ulisses Riedel, presidente da UP. Eliete Braga, coordenadora Geral dos Pontos de Cultura da Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, afirma que um pontão tem a função de articular todos os pontos. “É um trabalho maravilhoso, principalmente quando se pensa que a cultura será levada às comunidades carentes”, avalia a coordenadora.

A partir do lançamento, a União Planetária intensifica a identificação destas iniciativas exitosas na comunidade do Distrito Federal. A TV Supren, canal transmitido pelo site da ONG (www.tvsupren.com.br) e em mais de 60 cidades por meio de canais comunitários, iniciou as gravações dos programas e mantém ações de pesquisa dos pontos de cultura. Entre as principais referências está o movimento Nós Podemos Brasília e as indicações de pessoas envolvidas com a cultura no site social Facebook, onde a ONG mantem perfil.

Em paralelo às gravações, o Pontão inicia a sensibilização destes pontos no sentido de indicar jovens para participar de oficinas de audiovisual. Serão 150 pessoas com capacitação mínima em filmagem, edição, produção e roteiro. A atividade tem como objetivo fomentar a divulgação destas boas iniciativas realizadas nas comunidades, que poderá ser feita pelos próprios envolvidos que irão filmar e distribuir os vídeos em veículos como o site Youtube.

“Vamos formar uma grande rede do bem onde todos serão atores principais. A missão do nosso pontão é mostrar que realizar boas ações é simples, pode ser feito por qualquer pessoa de boa vontade”, avalia Riedel.

O programa de lançamento do Pontão de Cultura, Convivência e Paz – TV Supren que será mostrado em primeira mão para os 200 convidados, na noite desta quarta-feira, na sede da União Planetária, apresenta o projeto Meu Canto Conta. A principal entrevistada é a musicista e pedagoga Arnely Schulz, diretora do Instituto Accorde Brasil.

O trabalho vem sendo desenvolvido no Distrito Federal e também no Amapá, estado natal de Arnely, há sete anos, e já mobilizou cerca de três mil crianças de escolas públicas. “Trata-se de uma nova tecnologia em educação, alicerçada na valorização da essência humana, onde a prática musical não é somente uma forma de expressão, mas também um meio lúdico, motivador, facilitador do processo de ensino”, define a pedagoga.

A cada semana, sempre às terças-feiras, será exibido um novo programa na TV Supren sobre estas experiências que valerão como exemplo para quem pretende colocar em prática atividades em prol da comunidade.

Serviço: Lançamento do programa Pontão de Cultura, Convivência e Paz – TV Supren

Data: 16 de fevereiro de 2011 (quarta) às 20 horas

Local: Sede Cultural da União Planetária (SHIN QL 13 – Conjunto 5 – Casa 19 – Lago Norte).