Espetáculo “Ultrapassa!” da Cia. Nós do Bambu no Teatro Nacional.

Foto de João Paulo Barbosa.

ULTRAPASSA! Espetáculo de Dança Acrobática é a nova montagem da Cia. Nós No Bambu, que se apresenta nos dias 20, 21 e 22 de agosto, na Sala Martins Penna do Teatro Nacional Cláudio Santoro. Nós No Bambu, uma das mais inovadoras e conceituais companhias de dança acrobática em atividade no cenário nacional, traz para o grande público ULTRAPASSA!, uma representação dinâmica dos esportes.

De forma hilariante, os nove intérpretes traduzem para sua especialidade acrobática vertical as situações vividas por atletas, em modalidades como corrida, canoagem, natação e rally, entre outras . A performance de ULTRAPASSA! é executada em grande aparelho/ cenário de bambu – marca registrada do grupo. Após o sucesso incontestável de público de sua montagem anterior, Uirapuru Bambu, a Cia. convida a todos: venham ultrapassar conosco!

ULTRAPASSA! Espetáculo de Dança Acrobática surgiu a partir de uma provocação dos especialistas em esportes de aventura, Alexandre Carrijo e Diana Nishimura, produtores do evento Brasília MultiSportBMS. Em suas andanças pelo exterior, ambos constatavam que em provas de grande porte, havia manifestações culturais. Assim, na terceira edição do BMS, desafiaram a Cia. Nós No Bambu a transportar para sua linguagem artística – única no mundo – as experiências vividas por esportistas de aventura.

Ao aceitar o desafio, ULTRAPASSA!  estreou na Esplanada dos Ministérios, em 26 junho, para 10 mil pessoas presentes na premiação do BMS. Diante da aceitação do público, a Cia. decidiu aperfeiçoar a montagem para teatro, incluindo novos números e modalidades esportivas.

O ponto de partida para a criação das montagens da Cia. Nós No Bambu é o aparelho/ cenário de bambu. Para ULTRAPASSA!, a pesquisa dos intérpretes criadores iniciou-se no diálogo com o bambuzeiro Rodrigo Primavera, na idealização do atual suporte, cujo desafio foi reunir em um único aparelho três elementos utilizados em cenários anteriores: mastros verticais, traves horizontais e diagonais.  O resultado é um cenário formado por 18 varas de bambu, que medem entre 5m e 7m de comprimento, com 6m de frente, 5,6m de profundidade e 5m de altura.

A seguir, os intérpretes criadores exploraram as possibilidades do aparelho/ cenário, para o qual transportaram os movimentos e situações vividas pelos esportistas. A partir das células coreográficas resultantes da pesquisa, a direção, a música, o figurino, a iluminação e a maquiagem contribuíram na construção de ULTRAPASSA! , tornando-o uma experiência orgânica e coletiva. “ULTRAPASSA! é um espetáculo que explora não só os movimentos, mas a prática dos esportes como meio de superação pessoal”, explica a intérprete criadora e produtora, Poema Mühlenberg.

ULTRAPASSA! é a homenagem simultânea que a Cia. Nós No Bambu faz aos 50 anos de Brasília, ao apresentar gratuitamente o espetáculo  nos dias 17, 18 e 19 de Agosto, para alunos da Rede Pública de Ensino. A idéia é levar aos estudantes uma expressão artística genuinamente brasiliense, brasileira e contemporânea, estimulando a prática dos esportes, contribuindo para a democratização do acesso à cultura, para a formação de platéia e a para construção da identidade cultural dos alunos.  Além disso, transmitir os valores intrínsecos à Cia: sustentabilidade, pelo uso do bambu, matéria prima natural e renovável, suporte das acrobacias ; a consciência corporal, originada na prática de Integral Bambu; e o cultivo de um estilo de vida saudável.

ULTRAPASSA! Espetáculo de Dança Acrobática é uma realização do Instituto de Pesquisa, Ação e Mobilização – IPAM, tem o patrocínio da Petrobras, Fundo de Apoio à Cultura – Secretaria de Cultura do DF e Brasília MultiSport , e o apoio do fotógrafo Alexandre Magno, do restaurante  A Tribo, do terapeuta  acupunturista  Marcelo  Sartório, da Doox e Bioestrutura.

Cia. Nós No Bambu

De corpos, bambus e movimento nasce a arte da Cia. Nós No Bambu, que desenvolve dança acrobática sobre aparelhos de bambu. Sua linguagem contemporânea une elementos de dança, teatro, circo, artes plásticas e música. O repertório de movimentos da Cia. é o resultado de pesquisa artística baseada na modalidade Integral Bambu, original de Brasília. A atividade foi criada pelo professor de Educação Física Marcelo Rio Branco e existe desde 1999. Reúne influências de muitas técnicas de movimento, como pilates, ioga, ginástica natural, judô, danças, entre outras, e está em contínuo processo de construção.

Nós No Bambu pesquisa sistematicamente sua linguagem, construindo repertório de movimentos e aprofundando expressões artísticas. Seu trabalho pioneiro está contextualizado no movimento do Circo Contemporâneo. Até 2006, a companhia se apresentava como Integral Bambu, quando adotou o nome Nós No Bambu. No mesmo ano, a qualidade de seu preparo artístico foi confirmada pelo Cirque du Soleil, que incluiu três de suas integrantes em seu casting de artistas.

Desde 2001, Nós No Bambu faz performances pelo Brasil afora. Em setembro de 2008, a Cia. levou ao grande público seu projeto mais ousado até então: Uirapuru Bambu – espetáculo performático.  O bambu, que sustenta os corpos dos intérpretes, dá origem a uma arte sustentável, por ser uma matéria-prima natural e renovável. Por se tratar de um material vivo, dançar em aparelhos de bambu assemelha-se aos esportes de aventura, pois as variáveis ambientais e climáticas tornam essa experiência sempre imprevisível e desafiadora.

O reconhecimento pelo trabalho da Cia. Nós No Bambu veio em 2009 por meio do Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo, e com a aprovação de seus projetos pelo Fundo de Apoio à Cultura – FAC/Governo do Distrito Federal em 2009 e 2010. Além disso, Nós No Bambu conta com apoios significativos de grandes patrocinadores nacionais, como Petrobrás, Eletronorte, Infraero, Caixa e Correios.

Leia entrevista de Poema Mühlenberg ao Acha Brasília.

Serviço: ULTRAPASSA! Espetáculo de Dança Acrobática da Cia. Nós No Bambu

Sala Martins Penna – Teatro nacional Cláudio Santoro
De 20 a 22 de agosto de 2010
Sexta e sábado às 21h, domingo às 20h
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 (meia)
Classificação indicativa: livre
www.nosnobambu.blogspot.com
Informações: 61 3034 1459