“Uma Criatura Dócil” traz adaptação do clássico de Dostoiévski para o Teatro Eva Herz.

De 7 a 18 de dezembro.

Foto: Rafael Herzog. Divulgação.
Foto: Rafael Herzog. Divulgação.

O Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Iguatemi Brasília, recebe de 7 a 18 de dezembro, Uma Criatura Dócil, espetáculo teatral inédito baseado na novela homônima de Fiódor Dostoiévski. Com direção e livre adaptação de Claudine Duarte e supervisão de dramaturgia de Eva Leones, a peça traz à baila e provoca uma discussão tão existencialista e antiga quanto a data de sua publicação (1876): a importância da comunicação nas relações humanas.

Na modernidade líquida do hiperestímulo, 140 anos depois, a tentativa de compreensão dos silêncios de Dostoiévski configura a própria noção do absurdo, “a ideia de que não há sentido a ser encontrado no mundo além do significado que damos a ele” e oferece reflexão sobre o nosso próprio comportamento atual.

A adaptação do livro para um monólogo é propositadamente uma justa oposição ao ideal diálogo. No enredo, o personagem-narrador, interpretado por Arthur Tadeu Curado, tenta contar diante do júri (plateia), a história de seu relacionamento, na esperança de compreender as razões que levaram sua mulher à morte. Ao relatar o acontecido, ele entra em contato com questões muito íntimas e delicadas, trazendo à tona a dificuldade da comunicação interpessoal e a impossibilidade de controlar acontecimentos.

Um Criatura Dócil tem produção de Gabriela Braga, cenografia de Vicente Ozumi, desenho de luz de Abaetê Queiroz e figurino assinado por Nina Maria, que desenvolveu um profundo trabalho de pesquisa para retratar a época. A trilha original foi composta por Guilherme Cobelo (Joe Silhueta) e Lucas Muniz.

Serviço: Uma Criatura Dócil
Data: De 7 a 18 de dezembro (quarta a domingo)
Horários: Quarta a Sábado 20h e Domingo 18h
Local: Teatro Eva Herz (Livraria Cultura – Shopping Iguatemi)
Duração aproximada: 55 min
Ingressos: R$ 50 a R$ 25 (meia)
http://www.ingressorapido.com.br