A mostra “Unesco.Itália” revela olhares de fotógrafos sobre sítios italianos.

 

A Embaixada da Itália convida para abertura da mostra  que ocorre hoje (25) às 19 horas no Teatro Nacional. A proposta vai de encontro ao Ano da Valorização de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade, e surgiu de uma parceria entre a Embaixada da Itália e o Governo do Distrito Federal.

A mostra tem o objetivo de difundir conhecimento, interpretações e emoções sobre os sítios italianos inscritos na lista do Patrimônio Mundial Unesco, a qual missão é identificar, proteger e transmitir às gerações futuras os patrimônios culturais e naturais de todo o mundo.

Para tanto foram convidados fotógrafos que retrataram 47 sítios italianos incluídos na lista do Patrimônio da Humanidade são: Olivo Barbieri, Gabriele Basilico, Gianni Berengo Gardin, Giuseppina Caltagirone, Luca Campigotto, Dario Coletti, William Guerrieri, Vittore Fossati, Mimmo Jodice, Giuseppe Leone, Marc Lesimple, Raffaela Mariniello, Luciano Romano e Ferdinando Scianna.

Através dos olhares cultos e sensíveis dos autores, representados nas mais de 130 obras, o visitante é chamado e olhar novamente o Patrimônio Cultural da Humanidade não como um texto ilustrado, mas como parte integrante da sua realidade cotidiana. A ideia não é apenas aquela de oferecer ao público uma visão do patrimônio arqueológico, artístico arquitetônico e paisagístico, mas também aquela de apresentar uma antologia da fotografia italiana contemporânea.

Para alcançar estes propósitos foram chamados alguns dos melhores fotógrafos italianos contemporâneos que há anos apontam com arte suas objetivas sobre os monumentos e as paisagens para revelarem suas múltiplas identidades. Artistas representativos do nosso tempo chamado não apenas a exaltar o significado visual e cultural de um patrimônio irreprodutível, mas também a evidenciar a relação com um contexto ambiental em contínua mudança.

A mostra foi realizada pelo Ministério italiano dos Bens e Atividades Culturais, com a colaboração do Ministério das Relações Exteriores, ao qual se deve sua vocação itinerante. A iniciativa foi idealizada também para difundir no mundo o excepcional patrimônio cultural e natural italiano.

Serviço: Unesco.Itália

Abertura: 25 de setembro de 2012 às 19 horas

Local: Sala Martins Pena do Teatro Nacional