Cine Brasília recebe mostra retrospectiva com os melhores filmes de 2022

Drive My Car. Divulgação.

Um dezembro muito especial no Cine Brasília. A mostra Vá e Veja – Retrospectiva 2022 divide espaço em nossa grade com as estreias de “Nunca Mais Serei a Mesma”, da jovem realizadora Alice Lanari, e “Breve História do Planeta Verde”, de Santiago Loza, uma coprodução entre o Brasil e a Argentina.

Nunca Mais Serei a Mesma.

Ambos os filmes tratam de um dos temas fundamentais de nossa contemporaneidade: a questão de gênero, muitas vezes atravessada pela violência. Em seu documentário, Alice esquadrinha o problema em alguns países do continente latino-americano, enquanto o argentino Santiago Loza dá asas à imaginação numa ficção bem-humorada onde indivíduos “transgêneros” convivem com seres extraterrestres.

Breve História do Planeta Verde.

Os tratamentos dos dois filmes são antagônicos, mas se aproximam pela postura francamente crítica à intolerância e ao preconceito. O documentário de Alice Lanari aborda o aumento dos casos de feminicídio, agressões e assédio no período da pandemia, praticado por pais, maridos, irmãos e filhos. A diretora concentra em quatro personagens algumas das consequências dessa realidade ainda no período pré-pandêmico. Já Loza busca provocar reflexão pelo lado emocional, misturando referências cinematográficas e estilos como a comédia e o melodrama. O resultado lhe valeu exibições e prêmios em vários festivais internacionais. 

Vá e Veja – Retrospectiva 2022 – A mostra traz para o Cine Brasília uma seleção dos 18 melhores filmes exibidos no circuito da cidade neste ano. A criteriosa seleção é o resultado de avaliações da crítica brasileira – publicada em blogs, artigos etc. – e internacional – cito aqui, entre tantos outros, o site espanhol El Antepenultimo Moicano, além dos critérios da curadoria do Cine Brasília. A grande quantidade de filmes obriga a um desmembramento da mostra nas duas últimas semanas de dezembro, de forma a possibilitar um mínimo de duas exibições de cada filme. 

A retrospectiva contempla as mais diversas cinematografias como as do Brasil, França, Irã, Itália, Coréia, Japão, Ucrânia, Turquia e Portugal. Também há uma enorme variedade de temas contemporâneos (raça e gênero, por exemplo) e obras selecionadas e premiadas nos mais prestigiosos festivais de cinema do Brasil e do exterior. 

Roda do Destino.

Do diretor japonês Ryūsuke Hamaguchi exibiremos dois premiados filmes, “Drive My Car” (Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2022) e “Roda do Destino”, vencedor do Grande Prêmio do Júri do Festival de Berlim. Completando o elenco de asiáticos, “Encontros”, do coreano Hong Sang-soo, venceu o Urso de Prata de Berlim em 2021. Os franceses se fazem presentes com “A Boa Mãe”, exibido no Festival de Cannes de 2021. Também constará em nossa programação “Com Amor e Fúria”, da veterana e militante feminista Claire Denis, que traz no elenco as estrelas Juliette Binoche e Vincent Lindon, filme elogiadíssimo pela crítica europeia, assim como “A Acusação”, de Yvan Attal, cujo elenco conta com a atriz Charlotte Gainsbourg, também presente no adorável “Noites de Paris”, Mikhaël Hers. Da Itália, programamos “Tre Piani”, do aclamado diretor Nani Moretti, premiado em diversos festivais internacionais, e “Il Buco”, Prêmio Especial do Júri do Festival de Cinema de Veneza. 

Com Amor e Fúria.

Entre as produções brasileiras destacamos “Paixões Recorrentes”, mais recente produção de Ana Carolina, única cineasta brasileira a constar da lista da revista francesa Cahiers du Cinéma, como uma das mais influentes diretoras de cinema do século XX, e “Paloma”, de Marcelo Gomes, consagrado como o melhor longa da mostra competitiva da Première Brasil do Festival do Rio de 2022. Também merecem destaque “Marte Um”, de Gabriel Martins, Prêmio de Público no Festival de Gramado deste ano, “Segredos de Putumayo”, de Aurélio Michiles, prêmio de Melhor Longa-Metragem da Mostra Pan-Amazônica de Cinema, e ainda “Carvão”, de Carolina Markowicz, premiado este ano no Festival do Rio. Também está na programação “Amigo Secreto”, de Maria Augusta Ramos, obra fundamental e oportuna na atual circunstância política de nosso país. 

Carvão.

Igualmente oportunos são “Klondike: A Guerra da Ucrânia”, de Maryna Er Gorbach, sobre as circunstâncias que antecederam a guerra da Ucrânia, e o iraniano “O Perdão”, de Behtash Sanaeeha e Maryam Moghaddam. Ambos os filmes reforçam e destacam a presença feminina em nossa mostra. Todos os outros títulos incluídos na programação tiveram ótima repercussão por parte do público e da crítica. Por fim, não podemos deixar de citar “Vitalina Varela”, do português Pedro Costa, filme impressionante, voltado para aqueles que consideram o cinema uma expressão de arte pura. 

Vitalina Varela.

PROGRAMAÇÃO

QUINTA, 15/12

14h40 – Breve História do Planeta Verde

16h30 – Nunca Mais Serei a Mesma

18h30 – O Perdão

20h30 – Segredos de Putumayo

SEXTA, 16/12

14h40 – Breve História do Planeta Verde

16h30 – Nunca Mais Serei a Mesma

18h30 – A Boa Mãe

20h30 – Il Buco

SÁBADO, 17/12

14h40 – Breve História do Planeta Verde

16h30 – Nunca Mais Serei a Mesma

18h30 – Paixões Recorrentes

20h30 – Drive My Car

DOMINGO, 18/12

14h40 – Breve História do Planeta Verde

16h30 – Nunca Mais Serei a Mesma

18h30 – Klondike: A Guerra da Ucrânia

20h30 – Carvão

SEGUNDA, 19/12

14h40 – Breve História do Planeta Verde

16h30 – Nunca Mais Serei a Mesma

18h30 – Amigo Secreto

20h30 – Encontros

TERÇA, 20/12

14h40 – Breve História do Planeta Verde

16h30 – Nunca Mais Serei a Mesma

18h30 – Noites de Paris

20h30 – Quando ousamos existir (RS/90’) (a exibição deste filme não integra a programação da mostra Vá e Veja – Retrospectiva 2022). Os diretores Cláudio Nascimento e Márcio Caetano estarão presentes à sessão para conversar com o público.

QUARTA, 21/12

14h40 – Breve História do Planeta Verde

16h30 – Nunca Mais Serei a Mesma

18h30 – Paloma

20h30 – Roda do Destino

ESTREIAS

Nunca Mais Serei a Mesma

(Documentário/Brasil/Argentina/Honduras/México/2022/89min) 

De Alice Lanari

Sinopse: Filmadas no México, em Honduras, no Brasil e na Argentina, as histórias de quatro mulheres que tiveram suas vidas marcadas pela violência de gênero se entrelaçam com cuidado e fluidez. Estabelecendo aproximações e alianças a partir da construção do espaço fílmico, o documentário se deixa permear pelas estratégias de sobrevivência que cada uma delas mobiliza em seu respectivo país. Combinando corpos, culturas, paisagens e línguas distintas, o filme traça elos poderosos para a composição de uma cartografia das lutas feministas na América Latina.

Horários: De 15 a 21/12, sempre às 16h30

Classificação indicativa: 14 anos.

Breve História do Planeta Verde 

(Ficção científica/Brasil/Argentina/2022/75min)

De Santiago Loza

Com:  Romina Escobar, Paula Grinszpan, Luis Soda

Sinopse: Um dia, Tania (Romina Escobar) recebe uma ligação dizendo que sua avó morreu. Tania é uma mulher transexual, que atrai olhares desejosos por onde passa. Ela se reúne com os dois melhores amigos, Daniela e Pedro, para viajarem até o local do enterro e se encarregarem de tudo o que sobrevém ao passamento de um ente querido. É quando descobrem que a falecida passou os últimos anos de sua vida na companhia de um amigo inusitado: um pequeno alienígena roxo. O último pedido da avó era que Tania levasse a criatura de volta ao local onde foi encontrada. Começa então uma jornada para o trio de amigos. 

Horários: de 15 a 21/12, sempre às 14h40

Classificação indicativa: 12 anos

Quando Ousamos Existir

(Documentário/Brasil/2022/90min)

De Cláudio Nascimento e Márcio Caetano

Sinopse: O filme revive a intensa luta político-cultural pela liberação e afirmação LGBT, na década de 1970, até as primeiras ações de promoção da cidadania nos anos 80. Em mais de 40 anos do movimento LGBT brasileiro, suas ações confundem-se com as mudanças da democracia no país. 

Realização: Centro de Memória LGBTI João Antônio Mascarenhas (UFPEL – FES – GAI) Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT (RJ)

Dia e Horário: Terça-feira 20/12 às 20h30

Classificação indicativa: 14 anos

Noites de Paris.

VÁ E VEJA – Retrospectiva 2022

PARTE I

O Perdão

(Drama/Irã/2022/105min)

De Behtash Sanaeeha e Maryam Moghaddam

Com: Alireza Sanifar, Avin Poor Raoufi, Farid, Ghobadi, Maryam Moghaddam, Pouria Rahimisam

Sinopse: A vida de Mina é virada do avesso quando descobre que o marido Babak estava inocente do crime pelo qual foi executado. As autoridades pedem desculpa pelo erro e oferecem a hipótese de compensação financeira. Mina inicia uma batalha silenciosa contra um sistema cínico por ela e pela sua filha. Um olhar magistral sobre a vida de uma mulher iraniana. O Perdão é um desses filmes que encontram sua razão de ser na defesa de uma pauta social. O filme iraniano posiciona-se veementemente desde o seu início contra o fato que ele visa criticar: a pena de morte, procedimento legal no país.

Dia e Horário: Quinta-feira 15/12 às 18h30

Classificação indicativa: 14 anos

Segredos de Putumayo

(Documentário/Brasil/2022/83min) 

De Aurélio Michiles

Com: Stephen Rea

Sinopse: Documentário que narra as investigações do ativista irlandês Roger Casement, então Cônsul Britânico no Brasil, sobre a escravização e assassinato de milhares de indígenas, forçados a trabalhar na coleta de borracha. No filme, a voz de Casement é interpretada pelo ator Stephen Rea. Em 8 de agosto de 1910, Casement anuncia estar a caminho do Peru pelo Rio Amazonas, uns 4800 km rio acima, no sentido Oeste: “Estarei na floresta durante três, quatro, talvez seis meses e não suponho que receberei cartas por muitos meses porque estou indo embora por todo o tempo dos postos civilizados. A formação do país até as encostas dos Andes é inimaginável”. Há reflexos da luz do sol na água ondulante que passa em fusão para uma vista aérea das árvores que formam a extensa floresta até surgir a imensidão do rio. Um filme deslumbrante.

Horário: Quinta-feira 15/12 às 20h30 

Classificação indicativa: 14 anos

A Boa Mãe 

(Drama/França/2022/99min)

De Hafsia Herzi

Com: Halima Benhamed, Sabrina Benhamed, Jawed Hannachi Herzi

Sinopse: Depois de seu filho ser preso por estar na cena de um crime de roubo em um posto de gasolina, a dona de casa Nora faz de tudo para ajudá-lo enquanto fica encarcerado até seu julgamento. Há muito a ser dito a respeito dessa mulher que, como outras, comanda uma família na qual ela é a força e a resistência, enquanto aos homens cabem papeis distantes e ordinários. Quando eles as abandonam, são as companheiras que seguram as pontas, mantendo os demais minimamente equilibrados. Ninguém fala do pai ou do marido. É Nora que mantém sob suas asas os três filhos.

Dia e Horário: Sexta-feira 16/12 às 18h30

Classificação indicativa: 14 anos

Il Buco 

(Drama/Itália/França/Alemanha/2022/93min)

De Michelangelo Frammartino

Com: Nicola Lanza, Leonardo Larocca, Mila Costi, Jacopo Elia

Sinopse: Durante o boom econômico italiano em 1960, o prédio mais alto da Europa está sendo construído no norte da Itália. Já no canto oposto, no Sul, jovens espeleologistas exploram a caverna mais funda do continente, no interior da Calábria. O fundo do Abismo Bifurto, 700 metros dentro da terra, é alcançado pela primeira vez. Os exploradores passam despercebidos dos habitantes da cidade local, mas não pelo pastor do planalto Pollino, cuja vida solitária e rotineira começa a se entrelaçar com a dos viajantes.

Dia e Horário: Sexta-feira 16/12 às 20h30

Classificação indicativa: Livre                                     

Paixões Recorrentes

(Drama/Brasil/2022/100min)

De Ana Carolina

Com:  Luciano Cáceres, Danilo Grangheia, Pedro Barreiro

Sinopse: É 1939 quando se passa “Paixões Recorrentes”. Em meio à notícia do estouro da Segunda Guerra Mundial, um grupo de pessoas discute o estado do mundo em um bar em uma praia sul-americana, sem qualquer contato com o front. Entre os integrantes do grupo estão um brasileiro comunista e um português capitalista, que discutem ferozmente. Há também um argentino fascista e uma atriz francesa trotskista, que assim como a outra dupla, discutem ferozmente. Neste remoto banco de areia, todos defendem suas ideologias que foram superadas pela realidade. 

Dia e Horário: Sábado 17/12, às 18h30

Classificação indicativa: 14 anos

Drive My Car

(Drama/Japão/2022/177min)

De Ryūsuke Hamaguchi

Com: Hidetoshi Nishijima, Toko Miura, Masaki Okada

Sinopse: Adaptado de um conto de Haruki Murakami, o filme segue duas pessoas solitárias que encontram coragem para enfrentar o seu passado. Yusuke Kafuku (Hidetoshi Nishijima) é um ator e diretor de sucesso no teatro, casado com Oto (Reika Kirishima), uma mulher muito bonita, porém também roteirista com muitos segredos, com quem divide sua vida, seu passado e colaboração artística. Quando Oto morre repentinamente, Kafuku é deixado com muitas perguntas sem respostas de seu relacionamento com ela e com o arrependimento de nunca conseguir compreendê-la completamente. Dois anos depois, ainda sem conseguir sair do luto, ele aceita dirigir uma peça no teatro de Hiroshima, embarcando em seu precioso carro Saab 900. Lá, ele conhece e tem que lidar com Misaki Watari (Toko Miura), uma jovem motorista, com quem tem que deixar o carro. Apesar de suas dúvidas iniciais, uma relação muito especial se desenvolve entre os dois.

Dia e Horário: Sábado 17/12 às 20h30

Classificação Indicativa: 16 anos

Klondike: A Guerra da Ucrânia.

Klondike: A Guerra da Ucrânia

(Drama/Ucrânia/Turquia/2022/100min)

De Maryna Er Gorbach

Com: Oksana Cherkashyna, Evgeniy Efremov, Sergiy Shadrin

Sinopse: Os futuros pais Irka e Tolik vivem na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, perto da fronteira com a Rússia, território disputado na guerra de Donbas. A expectativa pelo nascimento de seu primeiro filho é violentamente interrompida quando o acidente com o voo MH17 eleva a tensão que envolve sua aldeia. Os destroços iminentes do avião caído e o número de enlutados enfatizam o trauma surreal do momento. Em meio à incerteza da vida do casal nessa zona de guerra, os danos à casa e ao vilarejo, a estrutura de suas vidas é permanentemente alterada. Enquanto os amigos separatistas de Tolik esperam que ele se junte aos seus esforços, o irmão de Irka fica furioso com as suspeitas de que o casal tenha traído a Ucrânia. Irka se recusa a ser evacuada da região mesmo quando a aldeia é capturada pelas forças armadas, e ela tenta fazer as pazes entre seu marido e irmão, pedindo-lhes que consertem sua casa bombardeada. Embora a trama seja situada em 2014, seus eventos reverberam até hoje com a guerra na Ucrânia em andamento. 

Dia e Horário: Domingo 18/12 às 18h30

Classificação indicativa: 16 anos

Carvão

(Drama/Brasil/2022/117min)

De Carolina Markowicz

Com:  Maeve Jinkings, César Bordón, Rômulo Braga

Sinopse: No interior do Brasil, uma família que se esforça para cuidar de seu patriarca tem suas vidas mudadas quando uma enfermeira oferece um acordo diabólico: colocar o mais velho da família para descansar e hospedar um traficante argentino que precisa urgentemente de um lugar para se esconder. O longa da produtora mineira Filmes de Plástico pensa um Brasil de afeto. Um país que, apesar das dificuldades, sonha, aprende, perdoa e tem esperança. Na contramão do chamado filme mineiro, “Carvão” é um retrato ácido de um país onde impera a naturalização do absurdo,

Dia e Horário: Domingo 18/12 às 20h30

Classificação indicativa: 18 anos

Amigo Secreto

Documentário/Brasil/Alemanha/Holanda/2022/90min)

De Maria Augusta Ramos

Com: Carla Gimenez

Sinopse: Em 2019, a entrada do ex-juiz Sergio Moro no governo Bolsonaro e o vazamento de mensagens trocadas por ele com procuradores e autoridades abalam a credibilidade da Operação Lava Jato. Um grupo de jornalistas acompanha os desdobramentos do caso, enquanto o país mergulha em uma sequência de crises que começa a ameaçar a sua democracia. Inútil falar sobre a conveniência desse filme nesse momento histórico. O filme é uma coprodução entre Brasil, Alemanha e Holanda e parte de uma investigação da justiça brasileira, tendo como objeto a Lava Jato, operação que resultou na prisão do ex-presidente Lula e posterior escândalo envolvendo juízes e procuradores, acusados de manipular informações e cometerem ilegalidades jurídicas. Maria Augusta mostra o trabalho de jornalistas do The Intercept Brasil e do El País Brasil na apuração do que ficou conhecido como a “Vaza Jato”, que trouxe à tona tais ilegalidades cometidas pela Lava-Jato. O documentário traz também imagens de arquivo, o depoimento de Lula ao ex-juiz Sergio Moro, trechos de manifestações e muito mais.

Dia e Horário: Segunda-feira 19/12 às 18h30

Classificação indicativa: 12 anos

Encontros

(Drama/Coréia/2022/66min)

De Hong Sang-Soo

Com: Shin Seokho, Mi-so Park, Ki Joo-bong

Sinopse: Longa separado por três episódios diferentes, mas todos falando da mesma pessoa. No primeiro, Youngho (Shin Seokho) visita a clínica oriental de seu pai, que está cuidando de um paciente famoso. No segundo, Juwon (Park Miso), sua namorada, acabou de chegar na Alemanha com sua mãe para estudar fora do país. Ela então recebe uma ligação de seu namorado, Youngho, falando que ele foi para o país junto com ela. No terceiro, Youngho vai com seu amigo a um lugar onde sua mãe e um ator idoso de teatro comem na praia. Não se sabe se as três histórias seguem uma ordem cronológica. Em cada caso, ele antecipa uma conversa importante. Mas às vezes um olhar compartilhado ou uma fumaça compartilhada pode significar tanto quanto qualquer coisa que possamos dizer a pessoas próximas a nós. “Encontros” conta a essência de quem somos como pessoas, como um abraço inesperado em um dia de inverno.

Dia e Horário: Segunda-feira 19/12 às 20h30

Classificação indicativa: 14 anos

Noites de Paris

(Drama/França/2022/111min)

De Mikhaël Hers

Com: Charlotte Gainsbourg, Quito Rayon Richter, Noée Abita, Emmanuelle Béart

Sinopse: Na noite das eleições de 1981, as comemorações se espalham pelas ruas e há um ar de esperança e mudança em Paris. Mas para Elisabeth, seu casamento está chegando ao fim e agora ela terá que sustentar a si mesma e seus dois filhos adolescentes. Ela encontra trabalho em um programa de rádio noturno e conhece uma adolescente problemática chamada Talulah, a quem ela convida para sua casa. Com eles, Talulah experimenta o calor de uma família pela primeira vez. Embora ela desapareça de repente, seu espírito livre tem uma influência duradoura. Elisabeth e seus filhos ganham confiança e começam a correr riscos, mudando a trajetória de suas vidas.

Dia e Horário: Terça-feira 20/12 às 18h30

Classificação indicativa: 16 anos

Paloma

(Drama/Brasil/2022/104min)

De Marcelo Gomes

Com: Kika Sena, Samya De Lavor, Suzy Lopes

Sinopse: Paloma (Kika Sena) é uma agricultora de mamão, negra, nordestina, analfabeta e transexual que tem apenas um desejo na vida: se casar na Igreja com seu namorado Zé, com direito a tudo que uma noiva precisa, como vestido, véu e grinalda. Por conta disso, ela economiza para os preparativos, a festa, o vestido e a cerimônia. Mas quando ela chega para pedir que o padre a case com seu namorado, recebe uma resposta nada agradável. Por conta de sua transexualidade, Paloma não pode entrar na igreja, nem celebrar a união que tanto queria, assim como várias como ela, que também tiveram seus desejos negados, por serem consideradas “pecadoras” diante da instituição. A negação do padre e a exposição que sofreu a obrigará a enfrentar a sociedade rural em que vive. Ela sofre violência, traição, preconceito e injustiça, mas nada abalará sua fé.

Dia e Horário: Quarta-feira, 21/12, às 18h30

Classificação indicativa: 16 anos

Roda do Destino

(Drama/Romance/Japão/2022/121min

De Ryūsuke Hamaguchi

Com:  Hyunri, Kiyohiko Shibukawa

Sinopse: Um triângulo amoroso inesperado, uma emboscada de sedução falhada e um encontro depois de um desentendimento. As três narrativas representam o poder das coincidências na vida e como elas afetam o destino de cada pessoa, quem quer que elas sejam. Na primeira história, uma mulher se assusta quando percebe que sua melhor amiga começa a se apaixonar pelo seu ex-namorado, sem saber; na segunda, uma mulher faz de tudo para seduzir o professor da faculdade, que reprovou o namorado, mas a armadilha acaba se invertendo; e a terceira traz duas mulheres que se encontram por acaso em uma estação de trem e se reconhecem do passado, levando as duas a confessarem sentimentos guardados. Contado em três movimentos (ou capítulos), conhecemos essas três mulheres distintas em suas decisões e trajetórias.

Dia e Horário: Quarta-feira 21/12 às 20h30

Classificação indicativa: 14 anos

VÁ E VEJA – Retrospectiva 2022

PARTE II

(de 22/12 a 28/12)

Os filmes da PARTE I serão exibidos na semana de 22/12 a 28/12 com os horários invertidos e acréscimo de novos títulos, conforme sinopses abaixo.

Vitalina Varela

(Drama/Portugal/2022/124min)

De Pedro Costa 

Com:  Vitalina Varela, Ventura, Francisco dos Santos Brito

Sinopse: Tudo se torna escuridão após a morte do marido de Vitalina Varela. Ela percebe que é tarde demais e tudo o que pode fazer agora é resolver os negócios pendentes. A mulher não lamenta ao enfrentar homens amargurados e resolve reconstruir a memória de um sobrado em Cabo Verde, planta por planta e parede por parede, lutando contra a triste realidade de uma vida que não foi construída em Portugal. Vitalina desembarca descalça em Portugal, logo tendo contato físico com um território de representatividade ambígua. Do ponto de vista histórico, o país europeu é o colonizador de sua terra natal, Cabo Verde, sob o jugo de uma dominação extrativista. Quanto à seara emocional, se trata da nação à qual o marido se evadiu há alguns anos sem avisá-la previamente.

Horário:

Classificação indicativa: 12 anos

Com Amor e Fúria (ainda a ser confirmado)

(Drama/França/2022/116min)

De Claire Denis

Com: Juliette Binoche, Vincent Lindon, Grégoire Colin, Mati Diop

Sinopse: O enredo é um triângulo amoroso, que se desdobra em um thriller de infidelidade. Uma mulher e dois homens: a intensidade com que é narrado e o isolamento a que são confinados os atores na maior parte do tempo, exacerbado pelos closes, provoca um mal-estar que parece se impregnar nos objetos. Em uma palavra: claustrofobia, uma espécie de bolha dramática que se quer impermeável a influências do exterior. As contradições, entretanto, afloram nos breves instantes de hesitação: olhares, sorrisos, expressões afetivas, todos os sinais físicos sutis e microscópicos que Sara revela, concorrem para sugerir a cisão interna que a aflige, encurralada entre sentimentos destrutivos da relação com Jean e o desejo obsessivo por François (Grégoire Colin), o antigo amante que reaparece depois de dez anos. Sara quer se libertar, mas quer preservar seu desejo absoluto, que preza a imanência da relação com Jean, mas deseja a turbulência do reencontro com François. Nessa ótica, “Com Amor e Fúria”, entre palavras e corpos, amores expressos e tumultos transbordantes, propõe-se a conduzir o espectador a um não-lugar, a um desamparo. (João Lanari Bo)

Dia e Horário

Classificação indicativa: 14 anos

Marte Um

(Drama/Brasil/2022/115min)

De Gabriel Martins

Com:  Cícero Lucas, Carlos Francisco, Camilla Damião

Sinopse: A família Martins vive tranquilamente nas margens de uma grande cidade brasileira após a decepcionante posse de um presidente extremista de extrema-direita. Sendo uma família negra de classe média baixa, eles sentem a tensão de sua nova realidade. Tércia, a mãe, reinterpreta seu mundo depois que um encontro inesperado a deixa se perguntando se ela é amaldiçoada. Seu marido, Wellington, coloca todas as suas esperanças na carreira de seu filho, Deivinho, que por pressão e querendo agradar o pai, segue as ambições dele, apesar de secretamente aspirar estudar astrofísica e colonizar Marte. Enquanto isso, a filha mais velha, Eunice, se apaixona por uma jovem de espírito livre e questiona se é hora de sair de casa. 

Horários:       

Classificação indicativa: 16 anos

Tre Piani

(Comédia dramática/Itália/2022/120min)

De Nani Moretti

Com: Adriano Giannini, Alba Rohrwacher, Alessandro Sperduti, Anna Bonaiuto, Denise Tantucci, Elena Lietti

Sinopse: O mais novo filme de Nanni Moretti nos desarma pela sua simplicidade. “Tre Piani” apresenta exatamente aquilo que o seu título italiano sugere: três andares de um prédio, situado na capital, Roma. Em cada um deles, habita uma família. Em cada uma delas, vemos desenrolar um drama que colocará à prova a sua capacidade de permanecer junta. O filme desenvolve as três histórias em paralelo. Por vezes as personagens de um andar interagem com as do outro — devido à proximidade —, mas cada um desses andares é um núcleo narrativo independente.

Horários: 

Classificação indicativa: 14 anos

A Acusação.

A Acusação

(Drama/Crime/França/2022/138min

De Yvan Attal

Com: Charlotte Gainsbourg, Mathieu Kassovitz, Pierre Arditi, Ben Attal, Suzanne Jouannet

Sinopse: Alexandre (Ben Attal) sempre foi um filho exemplar, que estuda em uma prestigiada universidade norte-americana. Durante uma breve visita a Paris, ele conhece a jovem Mila (Suzanne Jouannet), filha do novo companheiro de sua mãe. Ele então decide convidá-la para uma festa. Porém, no dia seguinte, a garota o denuncia por abuso sexual. A notícia destrói a dinâmica familiar, iniciando um complexo processo de julgamento que apresenta visões opostas e uma reflexão sobre consenso sexual.  

Dia e horário:

Classificação indicativa: 16 anos