Cantora argentina Val Klay e alunos brasileiros lançam CD no Clube do Choro.

1 de outubro.

Fotos: Renata Samarco.

A cantora e professora de canto Valeria Klajman de Conrado, mais conhecida por Val Klay lança seu primeiro CD Sotaques do Val Klay Studio ao lado de seus alunos, no dia 1 de outubro, às 21 horas, no Clube do Choro de Brasília. O show será um passeio pelas faixas presentes no álbum e músicas que foram marcantes na carreira da artista e seus alunos em uma sofisticada fusão de estilos e qualidade técnica de canto.

O projeto autoral de Val Klay tem por objetivo registrar diferentes etapas da trajetória musical da professora de canto através de suas composições, arranjos, técnica apurada e musicalidade. Durante o show em outubro, o CD será vendido em cópias físicas, em uma tiragem pequena. Já está também disponível em versão digital, em todas as plataformas de música. A participação da Casa do Som, Dudu Maia, foi fundamental para a captação, mixagem e masterização do CD. “Foi maravilhoso. Dudu é um profissional de excelente qualidade e com muita experiência. Ele acolheu o projeto com carinho e profissionalismo e todos nós aprendemos muito com ele” explica a professora de canto.

Val apresenta o piano e sua linda voz como protagonista da sonoridade junto ao lindo coral que acompanha e outros convidados, transcorre por diferentes estilos e ritmos brasileiros, com arranjos bem montados. Com 10 faixas, o álbum conta com a participação dos músicos instrumentistas Val Klay (Piano, Sintetizadores e Backing vocals), Paula Zimbres (Baixo elétrico), Léo Barbosa (Percussão), Enos Marcelino (Acordeon), Marcelo Kallunga (Guitarra), Ocelo Mendonça (Violoncelo e Flauta transversal), Diana Rosa, Raffa, Leonardo Corrêa, Luciana Saraiva, Marcelo Kallunga, Joseph e Lúcia Romcy (Coral).

A produção carrega composições como “Despertar”, que abre o disco Volume 1, além de “Sem Medo” (composição também do seu aluno Raffa) e composições de grandes artistas como “Na Primeira Manhã” de Alceu Valença. O show conta com participação especial de Clodo Ferreira.

Valeria Klay, natural de Buenos Aires, é graduada em canto e composição na Escola Rimon de Jazz e Música Contemporânea de Tel-Aviv, Israel, filiada da Berklee.

Em Buenos Aires ditou aulas de canto e percepção na “Escuela popular de Música del Sindicato Argentino de Músicos” e no “Collegium Musicum de Buenos Aires” entre os anos 1995 e 1999. Nesse período também liderou a banda Kla-Soul-Band com a qual se apresentou em diversos pubs da cidade e gravou em 1999 o álbum solo Valeria Klay.

Desde o ano 2000 em Brasília, além dos espetáculos Tributo a Aretha Franklin, no Teatro Nacional e uma série de apresentações do show Skat (dee-ba-daa-ba-doop), foi também responsável pelo curso de extensão da UNB “Técnicas de Canto e Estilos da Música Popular”, além de ministrar aulas em diversas instituições da cidade.

Entre 2002 e 2004 deu aulas de Canto Popular e diversas matérias específicas na Escola de Música de Brasília, onde também exerceu a coordenação do núcleo de música popular, criando e coordenando a criação de cursos e apostilas.

Hoje Val Klay dá aulas no Val Klay Studio, onde também protagoniza diferentes projetos junto a seu parceiro, escritor, e diretor J.G. Pinheiro. Entre eles se destacam a trilha sonora do curta-metragem Sandra, do coletivo de cinema Caliandra Filmes, o show “Señales, um mergulho no Rock Argentino” em setembro de 2013.

Desde 2015 Val produz um programa no Youtube onde ensina canto popular.

Show de lançamento “Sotaques” de Val Klay
1 de outubro (terça) às 21 horas
Clube do Choro de Brasília (Setor de Divulgação Cultural – Bloco G)
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia-entrada)
Telefone da bilheteria: (61) 3224-0599
Funcionamento: das 10h às 21h30, de segunda a sexta-feira; e das 19h às 21h30, aos sábados
Classificação: Livre
www.clubedochoro.com.br

A cantora divide o palco com instrumentistas Paula Zimbres (Baixo elétrico), Léo Barbosa (Percussão), Enos Marcelino (Acordeon), Marcus Moraes (Violão e Guitarra) e Toninho Alves (Flauta transversal). Os solistas, Diana Rosa, Luciana Saraiva, Amanda Barreto, Raffa e Leonardo Corrêa, além da argentina, são todos seus alunos de nível avançado, intérpretes e autores de qualidade, que revelam uma nova geração de criativos e talentosos músicos de Brasília.