Vanderlei Costa lança o livro “Subsolo Amarelo” no Cine Brasília.

17 de dezembro.


Vanderlei Costa lança o livro Subsolo Amarelo neste domingo (17 de dezembro), às 18 horas, no Cine Brasília. O lançamento integra a programação do Festival Curta Brasília, e ocorre antes da exibição da Mostra Provocações, cujo tema do ano é o corpo enquanto expressão política e de gênero.

A publicação do multiartista contêm foto-performances e poemas. “É meu primeiro livro, que será publicado pela editora Semin, do Sóter, escritor que editava grande parte dos poetas da geração mimeógrafo nos anos 80 em Brasilia.” Conta Vanderlei Costa, que livremente aborda temas como política, a infância, o cerrado e poema-música, já que integra a banda Talo de Mamona. “Escrevo sobre a banalidade da morte, os novos ativismos, o eu lírico, temas afirmativos, reativos e combativos, poemas visuais.”

O livro tem um formato conceitual com muitas imagens, está dividido em doze compartimentos que agrupam doze temas, e dentro destes os poemas estão inseridos – o índice é a portaria, e os assuntos estão lançados numa espécie de espiral até chegar ao subsolo amarelo, que sustenta todo o resto. Os poemas deste subsolo são pequenas crônicas com observações feitas em 2012 acerca de seus doze vizinhos na Asa Norte.

“Ali são reportadas as perversões, tragédias e características diversas de cada morador, o leitor é arrastado para um filme doc. Nos outros compartimentos do livro abordo sexo de uma forma mais crua quase pornográfica, não me interessa o romantismo. Escrevo sobre Brasilia e suas contradições, cidade modernista de bonita espacialidade, que abriga também pessoas que não toleram o pulso do tempo e seus sons, o Carnaval aqui é um verdadeiro toque de recolher, um Plano Piloto controlado muitas vezes pelo individualismo, e observo também os gritos descontentes e gozosos de quem aqui habita. De quem está na periferia do poder público e eu também sou esta margem, esta periferia.” Desabafa.

Serviço: Lançamento do livro Subsolo Amarelo do artista Vanderlei Costa
Data: 17 de dezembro (domingo) às 18 horas
Local: Cine Brasília (EQS 106/107 – Asa Sul)
Acesso livre.