Embaixada da França recebe sessões gratuitas do Festival Varilux nas quartas de julho

6,13, 20 e 27 de julho.

“Golias” de Frédéric Tellier (2022). Divulgação.

No próximo mês de julho, a Sala Le Corbusier da Embaixada da França em Brasília recebe o Festival Varilux de Cinema Francês, maior evento de promoção e produção cinematográfica francesa no Brasil, que acontece em 42 cidades e 74 cinemas de todo o Brasil, entre 21 de junho e 6 de julho.

“Contratempos” de Eric Gravel (2022).

A seleção traz quatro filmes da programação oficial do Festival. O primeiro é Golias, de Frédéric Tellier, que refere-se à luta de um pequeno David contra o herói dos filisteus, ou seja, uma luta bíblica de um pequeno contra um vencedor anunciado. Com Gilles Lellouche, Pierre Niney e Emmanuelle Bercot.

“Aentinela do Sul” de Mathieu Gérault (2021).

A sala Le Corbusier é o ponto de encontro dos amantes do cinema francófono. As sessões acontecem sempre às quartas-feiras e são gratuitas. A sala voltou à 100% da sua capacidade, com 120 lugares disponíveis. O uso da máscara não é obrigatório, mas segue recomendado.

Programação de julho:

Golias (06/07)
De Frédéric Tellier. 2022. França.
Com Gilles Lellouche, Pierre Niney, Emmanuelle Bercot.
2h02. Drama/Suspense. 14 anos.
France, professora de esportes durante o dia, trabalhadora à noite, é uma ativista contra o uso de pesticidas. Patrick, um obscuro e solitário advogado parisiense, é especialista em direito ambiental. Mathias, lobista brilhante e apressado, defende os interesses de um gigante agroquímico. Seguindo o ato radical de uma pessoa anônima, esses três destinos, que nunca deveriam ter se cruzado, se acotovelam, colidem e se inflamam.

Contratempos (13/07)
De Eric Gravel. 2022. França
Com Laure Calamy, Anne Suarez, Geneviève Mnich
1h28. Drama. 14 anos
Julie luta sozinha para criar seus dois filhos no subúrbio e manter seu emprego em Paris. Quando ela finalmente consegue uma entrevista para um cargo correspondente às suas aspirações, uma greve geral eclode, paralisando o transporte. Ela então embarcará em uma corrida frenética para salvar seu emprego e sua família.
Vencedor dos prêmios de Melhor Diretor e Melhor Atriz (Laure Calamy) no Festival de Veneza. Indicado para a categoria de Melhor Filme.

Sentinela do Sul (20/07)
De Mathieu Gérault. 2021. França.
Com Sofian Khammes, Niels Schneider, India Hair.
1h37 min. Drama. 14 anos.
Após uma operação clandestina que dizimou sua unidade no Afeganistão, o soldado Christian Lafayette está de volta à França. Enquanto tenta retomar uma vida normal, logo se envolve no tráfico de ópio para salvar seus dois irmãos de armas sobreviventes.

O Mundo de Ontem (27/07)
De Diastème. 2022. França.
Com Léa Drucker, Denis Podalydès, Alban Lenoir.
1h29 min. Drama. 14 anos.
Elisabeth de Raincy, Presidente da República, optou por se aposentar da vida política. Três dias antes do primeiro turno das eleições presidenciais, ela fica sabendo por seu secretário-geral, Franck L’Herbier, que um escândalo do exterior atrapalhará seu sucessor designado e dará a vitória ao candidato de extrema-direita. Eles têm três dias para mudar o curso da história.

” Nundo de Ontem” de Diastème (2022).

Festival Varilux
Quartas-feiras de julho, sempre às 19 horas
Sala Le Corbusier – Embaixada da França (SES Av. das Nações – Quadra 801 – Lote 04)
Entrada franca.