“Velejando Desertos Remotos” aborda o universo de Italo Calvino.

De 6 a 9 de outubro.

Fotos: Hugo Barreto/Estúdio Carbono. Divulgação.
Fotos: Hugo Barreto/Estúdio Carbono. Divulgação.

O espetáculo Velejando Desertos Remotos ganha curta temporada no Teatro SESC Garagem (913 sul), de 6 a 9 de outubro (quinta a domingo), sempre às 20 horas, com entrada franca. Após cada apresentação, o público poderá participar de bate-papos com o elenco e o diretor Marcos Buiati.

Além dos bate-papos o projeto inclui a realização de uma oficina de dança contemporânea ministrada pelo coreógrafo, a ser realizada no dia 5 de outubro (quarta), das 14 às 18 horas, no IESB, onde os participantes terão contato com o método de preparação física dos bailarinos do elenco, além de se aproximarem do processo de construção coreográfica da obra de Marcos Buiati. Inscrições gratuitas através do e-mail velejandodesertosremotos@gmail.com

Os apreciadores de dança contemporânea de excelência vão adentrar no universo da terceira obra coreográfica de Marcos Buiati, cuja pesquisa continuada tem como cerne o livro “As Cidades Invisíveis” de Italo Calvino.

velejando-desertos-remotos-foto-hugo-barreto-2
“Na obra do escritor, o conceito de cidade é menos geográfico ou urbano, e mais uma estratégia poético-metafórica para falar da existência humana, e como ela se desdobra nas diversas maneiras com que nos relacionamos com o mundo. Calvino agrupa suas cidades imaginárias em grupos temáticos associados às nossas complexas experiências na vida: nossa relação com o espaço, com o tempo; com a vontade, com o desejo, com o medo, com a finitude, com os ciclos que se fecham e com os que continuam; com o que se esconde, se oculta; com a interação entre pessoas, com a busca pelo ideal e pela perfeição; com a simplicidade, com as saudades e as memórias, com a falta; com nossa necessidade de simbolizar, com a linguagem, com a maneira como vemos o mundo e as coisas, com os pesos e as levezas de nossas escolhas, com aquilo que se perde e com o que se anseia conquistar.” Conta Marcos Buiati.

Livremente inspirado nesta complexa obra literária, ”Velejando Desertos Remotos” fecha um grande ciclo de investigações e pesquisas em Dança Contemporânea e intenta aprofundar questões artísticas, estéticas e de linguagem cênica, em uma obra ancorada numa atmosfera onírica onde emergem seres, gestos, relações entre viajantes que caminham em última instância sós, em busca de si mesmos.

velejando-desertos-remotos-foto-hugo-barreto-3
Ao seguir os caminhos do grande viajante Marco Polo, personagem central do livro, a viagem e o deserto servem de metáfora para a descoberta da vastidão existente dentro de cada um, na cena ou fora dela. Aqui, a busca do lugar almejado apenas se torna minimamente possível quando se está em constante movimento.

“Cada cidade recebe a forma do deserto a que se opõe; é assim que o cameleiro e o marinheiro veem Despina, cidade de confim entre dois desertos.” Italo Calvino, em As Cidades Invisíveis.

Para chegar à concepção final deste projeto, participaram do processo de pesquisa o corpo artístico e equipe de produção. Para a montagem do espetáculo, coreógrafo, assistente de coreografia e dançarinos se dedicaram a uma extensa rotina de trabalho. Foram mais de 250 horas de ensaios, que contemplaram preparação corporal com treinamento técnico em dança contemporânea e pesquisas coreográficas.

velejando-desertos-remotos-foto-hugo-barreto-4
Serviço: Espetáculo: Velejando Desertos Remotos
Gênero: Dança Contemporânea
Apresentações: De 6 a 9 de outubro (quinta a domingo) sempre às 20 horas
Bate-papo com o elenco e o diretor após as sessões
Local: Teatro SESC Garagem da 913 sul (W4 Sul Quadra 713/913 Lote F, s/nº – SHCS)
Entrada franca
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 16 anos

Oficina de dança contemporânea ministrada pelo coreógrafo Marcos Buiati
Data: 5 de outubro (quarta), das 14 às 18 horas
Local: IESB (SGAS – Quadra 613/614 – Lotes 97 e 98 – L2 Sul)
Os participantes terão contato com o método de preparação física dos bailarinos do elenco, além de se aproximarem do processo de construção coreográfica da obra de Marcos Buiati.
Público-alvo: dançarinose atores com experiência em dança contemporânea
Inscrições gratuitas: Enviar currículo resumido através do mail velejandodesertosremotos@gmail.com
Informações: (61) 99557-7878.