Exposição “Ventos de Oyá”, de Wagner Pinto.

Sinal de Olorum. Divulgação.
Sinal de Olorum. Divulgação.

A Caixa Cultural Brasília apresenta, de 29 de outubro a 5 de janeiro, a exposição “Ventos de Oyá”, do artista contemporâneo gaúcho Wagner Pinto. A exposição traz, pela primeira vez a produção do artista, que já expôs em diversas cidades do mundo, mas nunca em um centro cultural brasileiro. O artista apresenta aproximadamente 20 telas, em formatos diversos, 3 relevos e 5 cadernos de estudos, os quais dão a visão panorâmica de seu processo criativo. A curadoria é de Claudinei Roberto da Silva, crítico de arte formado pela ECA/USP, coordenador do serviço educativo do Museu Afro-Brasil em São Paulo.

Apesar de sua carga figurativa, Wagner Pinto sente-se mais alinhado a correntes do abstracionismo, que empregam cores e formas para expressar um mundo não visível. Mesmo sendo um autodidata, Pinto possui uma técnica apurada, de refinamento visual. O resultado da arte de Wagner Pinto é uma estética de rua, vinda do grafitti. Nesta exposição, são exibidas telas que mostram referências das religiões afro-brasileiras, mescladas ao design, à Pop Art e às histórias em quadrinhos.

Êxtase Sutil.
Êxtase Sutil.

Há 5 anos Wagner Pinto apresenta seus trabalhos em exposições como Miração (São Paulo, 2008), Floating (Londres, Barcelona e Milão, 2009), Brazil Illustrated (Londres, 2009) e Do Outro Lado (Tóquio, 2010), além de participar do coletivo gaúcho Upgrade do Macaco. O projeto traz assim, um artista absolutamente contemporâneo, com uma linguagem jovem, mas com grande apuro técnico, mostrando que o processo da cultura brasileira, de reinterpretar referências mundiais sobre a sólida base de nossas matrizes, jamais cessa.

Untitled-2_160x160cm

Serviço: Exposição: “Ventos de Oyá”
Visitação: Até 5 de janeiro de 2014 (de terça a domingo)
Horário: das 9 às 21 horas
Classificação Indicativa: Livre para todos públicos
Local: Caixa Cultural Brasília – Galeria Vitrine (SBS, Quadra 4, Lotes 3/4 – edifício anexo à matriz da Caixa)
Telefone: (61) 3206-9448 / 9449
Entrada franca.
Classificação livre.
**Acesso para pessoas com deficiência.