VI Vinum Brasilis.

1 (2) (600x375)

Paula Pratini

A maior feira de vinhos brasileiros chega a sua 6ª edição em Brasília. O evento acontece nos dias 14 e 15 de agosto na faculdade de gastronomia do IESB. em parceria com o 25º Congresso Nacional da Abrasel e a Abravin (Instituto Brasileiro do Vinho). Segundo Petrus Eslebão, organizador da feira, a VI Vinum Brasilis contará com a participação dos melhores restaurantes da cidade, chefs de cozinha, alunos de gastronomia e futuros chefs. Ao todo serão mais de 350 rótulos de 35 vinícolas nacionais em exposição para degustação e apreciação, para um público estimado em mais de 2 mil pessoas nos dois dias.

As vinícolas da Campanha Gaúcha (Dunamis e Irmãos Camponogara) e de Minas Gerais (Estrada Real), participam pela primeira vez da exposição, além da Aracuri (Campos de Cima da Serra), Santo Emílio (Santa Catarina) e Peterlongo, de (Serra Gaúcha). Seguindo sua característica de apoio à produção brasileira, a Vinum Brasilis  contará com a presença do Organique, o primeiro energético orgânico do país, elaborado com açaí, guaraná e erva-mate; e da Weber Haus, a cachaçaria mais premiada no mundo.

Atendendo a um pedido das vinícolas e dos consumidores, este ano será permitida a venda de vinhos pelos produtores diretamente ao público. A Vinum Brasilis ainda tem entre suas principais atrações um estande exclusivo, comandado pelos editores do blog “Decantando a Vida” (Eugênio Oliveira e Antônio Coelho), com produtores brasileiros artesanais e de garagem com degustação de rótulos inéditos.

Petrus Eslebão.
Petrus Eslebão.

Acha Brasília – Quais serão as vinícolas participantes nesta edição?

Petrus – “Ao todo 35 vinícolas participam: Aracuri, Aurora, Casa Valduga, Dal Pizzol, Decantando a Vida (com produtores brasileiros orgânicos ou de garagem, como Villa Bari, Pedras Altas, Dominio Vicari, Era dos Ventos, Tormentas, Churchill, Estrelas do Brasil e Arte da Vinha), Dezem, Domno do Brasil, Don Bonifácio, Don Giovanni, Don Guerino, Gheller, Gran Legado, Monte Paschoal, Irmãos Camponogara, Kranz, Lídio Carraro, Luiz Argenta, Maximo Boschi, Miolo Wine Group, Pericó, Perini, Peterlongo, Pirineus, Pizzato, Salton, Sanjo, Santo Emílio, Valmarino, Vila Francioni e Villaggio Grando.”

Acha Brasília – Fale um pouco sobre a competição que acontece nesta edição e sobre a escolha dos jurados.

Petrus – “Este ano vamos fazer a Seleção Brasileira de Vinhos de Brasília, esta será uma degustação às cegas, onde sommeliers de renomados restaurantes de Brasília serão os jurados. Restaurantes como Gero, Dom Francisco, Trattoria da Rosário, entre outros, participam. A finalidade é colocar Brasília como formadora de opinião, uma vez que a cidade praticamente ocupa o terceiro lugar em consumo de vinho no país.”

Serviço: VI Vinum Brasilis
Data: 14 e 15 de agosto (quarta e quinta)
Horários: 16 às 18 horas (exclusivo para imprensa e profissionais) 18 às 22 horas (aberto ao público)
Local: Faculdade de Gastronomia do IESB – Instituto de Educação Superior de Brasília (Av. L2 Sul 613/614)
Inscrições: no www.abrasel.com.br; no local durante o evento; ABS-DF; SBAV-DF
Valor: R$ 60 por dia (estudantes e associados ABS/SBAV/ABRASEL tem 50% de desconto; congressistas da Abrasel não pagam)
Classificação 18 anos.