A criativa Virgínia Barros abre loja em Brasília.

Sapato Bicolor. Divulgação.
Sapato Bicolor. Divulgação.

Virgínia Barros aterrisa na cidade neste sábado (22 de agosto), de 11 às 18 horas, com a inauguração da loja na 214 norte. A designer gaúcha é radicada em Minas Gerais, onde possui duas lojas em Belo Horizonte. Agora a capital do país se rende aos sapatos com o design autoral da talentosa estilista.

No mercado há quase quinze anos, Virgínia é conhecida pelas parcerias com o mineiro Ronaldo Fraga em desfiles no São Paulo Fashion Week, assim como figurino para teatro e televisão. No último SPFW, desenvolveu as bolsas em parceria com a marca Apartamento 03, do Grupo Nohda.

Sapatilha com zíper lateral  para colorir.
Sapatilha com zíper lateral para colorir.

Os sapatos são femininos e masculinos seguem a linha gender bender. A ideia de gênero não agrada a designer. A hashtag #eucalçogente traduz o conceito de que os calçados têm numeração e não sexo. As grades começam no número 33 e vão até o 44 dependendo da forma.

A novidade é a coleção cápsula de roupas, que Virgínia lançou no último Minas Trend Preview. São peças minimalistas, em linho, seda ou malha de viscose. Fibras naturais ou tecnológicas dão conforto a peças que trazem design limpo.

Sapato Peep Toe de couro estampado e salto bola.
Sapato Peep Toe de couro estampado e salto bola.

A loja de Brasília, em sociedade com a amiga Marina Gonçalves, traz calçados, roupas e acessórios em um clima do aconchego mineiro. Em Minas Gerais, o cliente é de casa, come queijo com goiabada, biscoitos e toma licor de cachaça de banana. As manecas têm cabeças de coelha, gata ou coruja. Um ambiente diferenciado para peças fora do lugar comum.
Salomé com curvas e salto em madeira.
Salomé com curvas e salto em madeira.

Coleção Serra do Cipó – A Serra do Cipó é uma das maiores biodiversidades do planeta, reunindo mata atlântica, cerrado e campos rupestres. No que se refere à flora, por metro quadrado, ela supera a floresta amazônica. Inserida na porção sul da Cadeia do Espinhaço, a região é marcada por escarpamentos montanhosos formados por quartzitos, de aproximadamente 1,7 bilhões de anos.
Sapato Galhos Masculino.
Sapato Galhos Masculino.

A coleção de calçados Virgínia Barros para o verão 2016 faz um recorte desse santuário ecológico. São rasteiras que lembram cipós e curvas do rio em sapatilhas e sandálias. As espécies endêmicas da flora, como a “estrelinha” (Cyperaceae) e a “sempre-viva” (Eriocaulaceae) estão representadas em sandálias rasteiras e de salto.
Sandália com tela baixa.
Sandália com tela baixa.

O artista plástico Paulo André criou estampas que trazem a flora e a fauna da serra. Raízes surgem em sapatilhas como se tivessem descido das pernas e cravado no chão. Bordados em alto relevo remetem a flores e rios. Pedras também aparecem em calçados com design sinuoso. Cordas estão entrelaçadas em sandálias. Saltos em madeira são torneados à mão.

Obra aberta – Dois modelos de calçados apresentam silk sobre o couro semi-acabado. Virgínia convida o público a colorir seu próprio calçado.

Sandália Cipó.
Sandália Cipó.

Serviço: Virgínia Barros
Endereços: Brasília: CLN 214 – Bloco C – Asa Norte
Inauguração: 22 de agosto (sábado), de 11 às 18 horas
Belo Horizonte: Loja – Av. Cristóvão Colombo, 63 – Savassi
Tel:. (31) 3223 6968
Loja – Rua Fernandes Tourinho, 35/112 Savassi
Tel (31) 3223 3674
Informações: estilo@virginiabarros.com.br
www.virginiabarros.com.br
Instagram: virginiabarrosshoes