Panteão da Pátria recebe o maior encontro de VJs do mundo.

24 e 25 de agosto.

VJ Spetto. Divulgação.

O VJ Torna é considerado o mais importante encontro de VJs do mundo. A boa nova é que Brasília entra na rota internacional nos dias 24 e 25 de agosto, quando o Panteão da Pátria recebe o VJ Torna – Encontro Internacional de Obras em Videomapping, com artistas de live video performance de diversos países em um intercâmbio cultural que aproxima e mixa culturas através da arte tecnologia.

A primeira edição foi organizada no ano de 2004 em Budapeste, na Hungria, com o objetivo de reunir e estimular artistas da cena VJ local e internacional em um espaço para a reflexão, difusão e formação de novos realizadores.

O Videomapping – ou simplesmente Projeção Mapeada – é uma das linguagens visuais mais inovadoras da atualidade. Funciona basicamente utilizando-se de projeção de vídeo como se fosse pintura sobre superfícies não convencionais, como ruas, monumentos e edifícios, criando ilusões de ótica exuberantes ou exibindo conteúdos audiovisuais editáveis. Este conteúdo é gerado antecipadamente pelos artistas, e durante a exibição é trabalhado e recombinado. A interação destes suportes gigantescos e atípicos que formam a arquitetura de Brasília, com a Arte projetada sobre elas, terá como resultado um impacto visual, estético e simbólico muito impressionante.

“Muitos VJ’s do mundo sonham em exibir seus trabalhos em Brasília por suas características arquitetônicas únicas: o VJ Torna – Encontro Internacional de Videomapping é uma oportunidade múltipla, já que gera também essa possibilidade, além de promover valioso intercâmbio artístico e, principalmente, apresentar ao público brasiliense um apanhado do que de melhor está sendo produzido na atualidade”, Bruno Caramori (VJBoca), idealizador da ação.

A programação est[a em fase de análise pela curadoria e ser[a anunciada em breve.

A entrada é gratuita, porém limitada por se tratar de um espaço tombado, Patrimônio Cultural da Humanidade.

VJ Torna – Encontro Internacional de Videomapping
Local: Panteão da Pátria
Datas: 24 e 25 de agosto (sexta e sábado) – 20 horas
Ingressos limitados online