Batalha de Vogue estreia neste final de semana.

4 de agosto.

Amenda Nudes.

O I La Rubia Kiki Ball Vogue Battle agita o La Rubia Café (404 Norte) neste sábado (4 de agosto) com uma grande competição de dança Vogue para amantes e curiosos da arte. A noite é comandada pela hostess Amenda Nudes e terá como “chanteur” Rick Caliandra, com discotecagem do DJ Keuir Caliandra.

A participação é para todos, homens, mulheres, gays, heteros, drags, crossdressers e qualquer um que tenha a atitude Vogue. As categorias da competição são: Virgens (tema: cortesã); Best Dressed (Tema: Mistress); Female Figure (Tema: Maria Machadão) versus Butch Queen (tema: Cafetão “Pimp”) e Drag Performace (tema: Burlesco): Lip Sync battle. Os vencedores de cada categoria ganharão um prêmio em dinheiro e surpresas.

A competição contará com seis jurados: André Gagliardo; Divina Le Beard, Larissa Hollywood, Simone Demoqueer, Eduardx Zion Hands Up e Kyra el Mahailla. Esse time irá escolher quem se destacou não apenas na dança, mas também nas categorias propostas. A festa é aberta ao público.

Um dos idealizadores do evento, Marcelo “Galo”, conta que Brasília tem uma cena Vogue forte, mas com pouco espaço para manifestação. “Sou um grande admirador não apenas da coreografia, mas também de toda a ideia das redes de proteção e afeto das casas que ensinam Vogue”, conta. “Resolvi fazer um baile Vogue na casa para prestigiar essa crescente cena e relembrar grandes elementos da temática como o filme ‘Paris is Burning’, o seriado ‘Pose’ e a própria Madonna, difusora da dança”, finaliza.

A hostess do evento, Amenda Nudes, conta que enxerga o evento como uma celebração à cultura afrolatina e ao empoderamento LGBTQ+. “Além disso, o La Rubia vai ser um dos primeiros locais da cidade a promover esse tipo de competição com prêmios em dinheiro”, conta.

O Vogue se popularizou ainda na década de 80, mais especificamente nos Estados Unidos, em bailes e festas em clubes gays. As competições aconteciam principalmente entre casas de acolhimento da população LGBTQ+, onde além de ensinar a prática da dança, formavam-se verdadeiros grupos de apoio, acolhimento e afeto.

Originalmente é uma dança estilizada, caracterizada por posições e movimentos definidos por poses típicas de top models. Nos anos 90 a dança ganhou ainda mais força através da difusão da diva Pop Madonna, com a música de mesmo nome.

Atualmente, aqui no Brasil, a cultura tem voltado com força total no mesmo nicho LGBTQ+, onde começou. Compartilhando a mesma cultura de acolhimento, algumas Casas de apoio como a casa Caliandra, em Brasília, seguem difundindo não apenas a dança, mas também a tradição do acolhimento e apoio à população LGBTQ+.

Kyra el Mahaila.

I La Rubia KIKI BALL Vogue Battle
Data: 4 de agosto (sábado) de 18 às 22 horas
Local: La Rubia Café (CLN 404, Bloco B, Loja 44, Asa Norte)
Contato: (61) 3202-1717
Entrada franca.