Piscina com Ondas recebe a última festa “Volta aos Anos 80” antes da reforma

Divulgação.

Quase três anos depois da última edição, o retorno da festa “A volta aos anos 80” marca o reencontro com um local que faz parte da memória afetiva do brasiliense: a Piscina Com Ondas. A festa temática mais popular de Brasília será realizada no sábado, 27 de agosto (e todo mundo espera alguma coisa muito bacana de um sábado à noite). Será a sua primeira vez? Então, fica esperto: será a última chance de conferir como foi possível reinventar o destino de um espaço no coração da cidade com som e luz, passos ensaiados e espontâneos, afagos, abraços e sorrisos.

Inaugurada em outubro de 1978 no então Parque Rogério Pithon Farias, logo a Piscina com Ondas se tornou a principal atração da maior área de lazer da cidade e um dos pontos turísticos mais concorridos da capital. Não era por menos: o fascínio despertado pela possibilidade de se banhar como se estivesse no mar encantava crianças, jovens e adultos. Era mais do que uma diversão, era uma possibilidade de ser feliz. O encanto permaneceu, ainda que parcialmente dissipado pela falta de manutenção adequada, até o fechamento, em 1997. E foi reinventado pela produção de “A volta aos anos 80” que, ao longo de quase três décadas, já embalou mais de 250 mil pessoas em 50 edições realizadas na capital federal e outras 10 nos EUA: Los Angeles, Miami, Las Vegas, Houston. Porque saudade não tem idade – nem fronteiras.

Ao fazer da piscina uma pista de dança a partir de 2016, a festa conferiu outro sentido ao revival. Reviver passou a ser também sinônimo de revitalizar. Não por coincidência, o sucesso da ousada e inusitada iniciativa atraiu a atenção de outros produtores culturais e do próprio governo do Distrito Federal que, enfim, anunciou uma reforma do espaço público.

Assim, em breve, as ondas voltarão a se erguer no Planalto Central. Que assim seja.

Enquanto os azulejos não voltam a ser tomados pela água, vale escutar as “novas ondas” musicais que marcaram a cultura pop nos anos 1980 e até hoje se destacam nas trilhas de séries e filmes: new wave, pós-punk, disco music, electrofunk, tecnopop, rock nacional, tudo ao mesmo tempo agora nas picapes dos DJs, nos shows das atrações-surpresa e nos tímpanos, corações e mentes do público.

Na festa “A volta aos anos 80” é assim: um mergulho e emoções intensas vêm à tona. De súbito, ontem vira hoje. Dance, dance, dance! Como se não houvesse amanhã.

*Carlos Marcelo, jornalista e escritor, é autor de livros como a biografia “Renato Russo – O Filho da Revolução” (2009) e o romance “Os planos’’ (2021), que se passa em Brasília e tem um dos capítulos ambientados na Piscina com Ondas.

Festa Volta aos Anos 80
Piscina Com Ondas (Parque da Cidade)
27 de agosto (sábado) a partir das 19 horas
Abertura com Orquestra Filarmônica de Brasília e Banda Magoo (em tributo aos anos 80) + quatro bandas, quatro DJs e um VJ
Ingressos: a partir de R$75
Pontos de venda: Free Corner (Terraço Shopping, dinheiro e cartão), Barbearia Elvis (Taguatinga Shopping e JK Shopping, somente cartão), Koni (209 Sul e 101 do Sudoeste, somente cartão) –
Pela internet
Realização: Paulinho Madrugada