World Press Photo 2011.

Divulgação.

Renato Acha

A World Press Photo é a mais importante mostra de fotojornalismo e chega ao Museu Nacional entre os dias 8 e 30 de julho. A mostra reúne 177 fotos, divididas em imagens individuais e séries que abordam os mais diversos assuntos, como guerras, esportes, cotidiano, natureza, entre outros.

Prêmio na categoria Singles Newss. Suicídio em Budapeste, Hungria, 22 de maio de 2010. (AP Photo / Peter Lakato). Divulgação.

São cliques de 55 fotógrafos de 23 países, que tiveram imagens publicadas no ano de 2010. A fotógrafa sul-africana Jodi Bieber clicou uma afegã que teve seu nariz cortado ao tentar fugir do marido. Ganhou o World Press Photo do Ano, após ter sua imagem impressa revista norte-americana Time.

Vencedor do World Press Photo Portraits - 2º Prémio Único. A foto traz Lewerski Kirill, um cadete na Kruzenshtern, navio russo. (AP Photo / Joost van den Broek / De Volkskrant). Divulgação.

O evento é promovido pela organização holandesa homônima e integra a programação do ano da Holanda no Brasil, que diga-se de passagem, teve pouca presença na agenda de Brasília, pois a grande maioria dos eventos se restringiram às cidades do Rio e São Paulo.

Um homem e um menino caminham na inundação em 22 de agosto de 2010 na aldeia de Baseera, perto de Muzaffargarh em Punjab, Paquistão. Esta fotografia faz parte de uma série que levou o 1 º Prémio para as pessoas na categoria Notícias. (Daniel Berehulak / Getty Images). Divulgação.

Serviço: World Press Photo

Data: De 8 a 30 de julho de 2011

Local: Museu Nacional da República (Esplanada dos Ministérios, Setor Cultural Sul)

Visitação: De 9 às 18:30, de terça a domingo.

Entrada Franca.