Casa Thomas Jefferson recebe hoje o concerto presencial de Xiaohui Yang e Ronaldo Rolim em duo de piano a 4 mãos

11 de março, às 20 horas.

Xiaohui Yang e Ronaldo Rolim. Divulgação.

A programação das Sextas Musicais da Casa Thomas Jefferson terá nesta sexta-feira, às 20h, os pianistas Xiaohui Yang e Ronaldo Rolim. O programa do recital Duo XR – Piano a 4 Mãos é composto por obras-primas do repertório para performances de piano a quatro mãos, e de peças originalmente concebidas para outras formações que foram transcritas para piano a quatro mãos.

A apresentação terá público presencial no CTJ Hall, na Casa Thomas Jefferson da 706/906 Sul – verifique o protocolo Covid-19 para comparecimento. Mas a transmissão ao vivo pelo YouTube do centro binacional, que tem o apoio da Embaixada dos EUA na realização de seus eventos culturais, será mantida em todos espetáculos. Dessa forma, esse patrimônio de belas apresentações musicais permanecerá disponível online.

O duo Xiaohui Yang & Ronaldo Rolim de piano a quatro mãos foi criado em 2016, e cumpre intensa agenda de apresentações no Brasil e nos Estados Unidos. Grande parte de suas atividades tem ênfase em programas de inclusão social, com performances em asilos e casas de reabilitação.

Durante a fase mais aguda da pandemia de covid-19, essas atividades foram transferidas para plataformas digitais, com destaque para recitais gravados em parceria com o programa Quarantine Connection, criado pela agência Allegro Music Consultants para aliviar a ansiedade causada pelo isolamento social.

O piano a quatro mãos é um gênero de música que deve sua existência a Mozart e Schubert. Portanto, o espetáculo desta sexta-feira é um tributo a esses dois grandes mestres, por meio de duas das obras mais ambiciosas e fascinantes já escritas, não só para o piano a quatro mãos, mas para qualquer gênero: a Sonata em Fá Maior, de Mozart, e a Fantasia, de Schubert.

Outra peça deste concerto, Variações Sérias, de Ronaldo Miranda, originalmente concebida para quinteto de sopros, usa um tema de cunho seresteiro criado por Anacleto de Medeiros e o desenvolve associando ritmos e sonoridades tipicamente brasileiros a uma linguagem musical que nos remete a Brahms.

Já Bourrée Fantasque, de Chabrier, é uma transcrição para piano a quatro mãos do próprio autor de uma obra que foi inicialmente concebida para piano solo. Em uma deliciosa combinação de uma dança barroca com elementos da cultura pop do fin-de-siècle parisiense, como o cabaré e o vaudeville, o compositor Chabrier nos presenteia com uma peça sui generis cuja principal meta é o deleite.

Sextas Musicais – on live streaming
Duo XR – Piano a 4 Mãos
Xiaohui Yang & Ronaldo Rolim
CTJ HALL, na Casa Thomas Jefferson da 706/906 Sul
11 de março (ssxta) às 20 horas
Entrada franca
Onde assistir: presencialmente no CTJ Hall ou online no YouTube da Casa Thomas Jefferson