Liderança religiosa do budismo japonês vem ao Templo Budista de Brasília.

Divulgação.

Yoshihiko Tonohira, monge budista da tradição Terra Pura, que veio ao Brasil para participar do Fórum Social Temático, estará em Brasília no dia 27 de janeiro (sexta) onde falará sobre o vazamento de radiação na usina nuclear de Fukushima, após o terremoto e o tsunami que atingiram o Japão em 11 de março do ano passado. O evento acontecerá no Templo Budista de Brasília (EQS 315/316), a partir das 19 horas e terá tradução simultânea do monge Sato, que pertence à mesma ordem budista e é o representante, em Brasília, do Shin Budismo Terra Pura. A entrada é franca.

Com 65 anos de idade, o monge Yoshihiko formou-se em Estudos Budistas na Universidade Ryukoku e é o superior do Templo Ichijoji, Jodo Shinshu HompaHonganji (Terra Pura), localizado em Fukagawa, cidade próxima de Sapporo, capital de Hokkaido. Atualmente é considerado uma grande liderança religiosa do budismo japonês e a sua vinda ao Brasil foi muito esperada pelos budistas brasileiros, ecologistas e organizadores do Fórum Social Temático. Possui ampla atuação nos diversos movimentos sociais, incluindo o movimento pacifista e antinuclear, o movimento pela reconciliação entre a Coreia e o Japão, a promoção dos direitos da minoria Ainu no Hokkaido e o diálogo interreligioso.

A vinda de Yoshihiko Tonohira ao Brasil representa uma oportunidade única para que os brasileiros tenham informações em primeira mão sobre a situação da questão nuclear e dos movimentos sociais no Japão. O templo pelo qual o monge é responsável está  localizado em uma província próxima à tragédia e não só vem recebendo refugiados na cidade onde está como tem assistido e sentido todo o drama humano envolvido com a questão nuclear, que vai muito além dos informes oficiais.

“Ele quer que a segunda lição da tragédia nuclear japonesa, seguida ao bombardeio de Nagasaki e Hiroshima, seja ampla e profundamente refletida para a construção da paz e tranquilidade nomundo”, afirma monge Sato.

O Templo Budista de Brasília, idealizado há mais de 50 anos junto com a nova capital do país, representa o Honpa Hongwanji (Shin Budismo Terra Pura), em Brasília.

Ao longo dos anos o interesse pelo budismo foi crescendo e hoje vários brasileiros frequentam o templo, não apenas para participar das palestras conduzidas pela monge. A comunidade local vem se envolvendo cada vez mais nas outras atividades desenvolvidas no estabelecimento.

Para se ter uma ideia da demanda, cursos de meditação e budismo se renovam mensalmente. O templo fica lotado nas sessões dominicais de meditação cantada, quando as palestras do monge são em língua portuguesa. Realizam-se casamentos e batismos para os não-japoneses. Há cursos mais variados de harmonização e bem-estar como yoga tai-chi-chuan e artes marciais como judô, adulto e infantil, karatê Shoto Kan e infantil, ninjutsu, kung fu, taekwondô e jiu jitsu.

O templo continua dando assistência religiosa às famílias de migrantes japoneses, acompanhando os enterros e realizando os cultos de agradecimento aos antepassados,  além de comemorar as várias datas budistas tradicionais como Ano Novo, Hôonko, Nehan-ê, Ohigan, Hanamtsuri, Gotan-ê, Obon, Eitaikyo, Jôdo-ê e Jôya-ê. Recentemente, passou por uma grande reforma para proporcionar mais conforto aos visitantes e à comunidade externa e interna do templo.

Serviço: Palestra sobre o desastre em Fukushima com Yoshihiko Tonohira

Data: 27 de janeiro de 2012 (sexta) às 19 horas

Local: Templo Budista de Brasília (EQS 315/316)

Entrada franca

Livre para todos os públicos

Fonte: Atelier Comunicação Personalizada.